UM SISTEMA DE ENSINO MAIS EFICIENTE - Banco de redações


Reforma no currículo escolar

Enviada em: 04/03/2015

Status:

Corrigida
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O currículo escolar precisa passar por uma reforma profunda, para  dar mais qualidade e utilidade prática à vida dos estudantes.

A maioria das disciplinas, do modelo atual, tanto do Nível Fundamental quanto do Nível Médio, quase não contribui para as escolhas profissionais dos alunos. Muitas dessas disciplinas, por não acrescentarem o aprendizado que o aluno necessita, fazem com que ele termine o Ensino Médio sem dispor de nenhum tipo de preparação para o mercado de trabalho.

Devido a essa deficiência(,) o aluno, que conclui o Ensino Médio, terá que iniciar novamente seus estudos, em uma área específica, para assim poder ingressar no mercado (de trabalho). Na maioria das áreas de atuação, as únicas disciplinas aproveitadas são Português e Matemática.

Daí surge a necessidade de o aluno poder escolher, entre determinados modelos de ensino, aquele que tenha mais afinidade com a área que ele pretende profissionalizar-se após a conclusão do Nível Médio.

Um modelo de ensino que oferecesse opções ao estudante seria, sem dúvida, mais proveitoso para o seu futuro profissional. (,) Diferentemente do sistema atual que não forma o aluno pra coisa alguma.

Diante disso, uma alternativa interessante seria uma metodologia onde o aluno, desde cedo, pudesse escolher entre fazer um curso técnico ou preparar-se para a universidade, por exemplo. Ambos com a mesma duração, porém com um resultado prático e promissor para o futuro profissional do estudante.

Comentários do corretor


Atenção à conjugação devida dos verbos, à concordância de número (singular e plural) e à pontuação.

O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva e coerente. No entanto, é possível desenvolver uma análise mais crítica e abrangente sobre o assunto.  Tente ir mais além ao explorar um tema.

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 2.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 2.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 8


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente