Reforma no currículo escolar - Banco de redações


Reforma no currículo escolar

Enviada em: 13/03/2015

Status:

Corrigida
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          Entende-se por currículo escolar, o conjunto de disciplinas que devem ser trabalhadas e estudadas em sala de aula durante os ensinos fundamental e médio. Ao longo dos anos, muitas alterações foram realizadas e(,) atualmente, o Ministério da Educação estuda uma nova mudança curricular, o que vem gerando inúmeras discussões entre os educadores e membros responsáveis pela educação. Segundo os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), a cada cem estudantes que iniciaram o ensino médio em 2008, 35 não concluíram o ciclo. Já os que concluíram, obtiveram média 3,7 em uma escala de 0 a 10. Portanto, torna-se notável a necessidade de uma reforma curricular.

        Em pleno século XXI, o mundo vive uma era tecnológica, globalizada e cheia de informações. Porém, o currículo escolar do ensino médio ainda se mantem aos moldes dos séculos passados. Ficou ultrapassado, visto que hoje, os conteúdos trabalhados nas escolas estão disponíveis facilmente na Internet. Dessa forma, a função dos professores torna-se desvalorizada e o ensino médio banal, já que é possível aprender “navegando na rede”. A escola tem que oferecer aos seus estudantes algo a mais, além dos simples conteúdos encontrados na Web.

          Tal superficialidade é o grande problema. De acordo com Ricardo Henriques, professor da Universidade Federal Fluminense (UFF), a “quantidade de matérias obrigatórias culminou, ironicamente, na limitação do aprendizado”. “Ao impedir que o aluno se aprofunde em uma área de seu interesse, restringe-se o horizonte dele”, diz. Os alunos desanimados não aprendem, apenas memorizam. (,) O que descumpre os maiores objetivos da escola: ensinar e formar alunos prontos para uma vida acadêmica ou profissional.

          Visto isso, a reforma curricular torna-se essencial. Uma das propostas de mudanças sugere uma flexibilidade disciplinar, no na qual os estudantes escolheriam a ênfase de seus cursos, através de currículos dirigidos as às áreas de interesse de cada um.

          Portanto, pode-se concluir que o sistema educacional brasileiro está ultrapassado, necessitando de mudanças curriculares que incentivem os alunos e os tornem interessados em aprender. “Para adquirir conhecimento real, é necessário escolher poucas áreas do conhecimento e se aprofundar nelas. O domínio de generalidades não leva a nada”, diz Simon Schwartzman, ex-presidente do IBGE e autoridade em educação.

Comentários do corretor


Atenção à pontuação, à concordância de gênero (masculino e feminino) e ao uso da crase.

Bom texto. Aborda o tema proposto de forma clara, coerente, objetiva, crítica e com citações pertinentes ao assunto e que ilustram bem o panomara aos leitores.

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 2.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 2.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 2.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 2.0
NOTA FINAL: 9


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente