Com o passar do tempo, os valores da sociedade mudam, estimulando, entre outras coisas, alterações no currículo escolar. Mudanças desse tipo são feitas tanto para se remover disciplinas obsoletas como para se introduzir matérias que até então não possuíam muito prestígio social e acadêmico. Os dois maiores problemas da educação no século XXI são a distância entre o que é ensinado nas escolas e o que o indivíduo necessita na prática e a momentaneidade de alguns conteúdos. Todavia, o autodidata é capaz de superar ambos problemas com facilidade.
O brasileiro vive, em média, mais de setenta anos, mas sai da escola antes dos vinte e, aos trinta, já esqueceu o que nunca teve de aplicar fora da sala de aula e uma parte considerável do que aprendeu já não tem mais validade. Para piorar, o modo como o Ensino Médio de hoje volta sua atenção aos vestibulares e ao ENEM é prejudicial para os que não pretendem cursar o ensino superior ou fazer um curso técnico. A grade curricular “engessada” desestimula alunos que já decidiram com o que pretendem trabalhar a se focarem em todas as disciplinas do Ensino Médio.
Uma flexibilização do currículo escolar, associada a incentivos aos autodidatas, resolveria múltiplos problemas de uma vez só, já que o maior interesse dos jovens pelos conteúdos estudados melhoraria seu desempenho escolar e capacidade de retenção. Formar cidadãos leitores, atualizados e conscientes do mundo ao seu redor, capazes de lutar pelo que é melhor para a coletividade e de se adaptar ao mundo moderno – que está em constante mudança – é mais importante do que habilitar alunos a resolver todas as questões de matemática do vestibular de uma universidade federal.
O autodidata busca o que não lhe foi ensinado, ganhando tempo e competitividade e aumentando sua produtividade. Ensinar a aprender é, portanto, quintessencial: um aluno capaz de pesquisar e entender novos tópicos sem um instrutor será um profissional atualizado durante toda a sua carreira.
Comentários do corretor
Bom texto. Aborda o tema proposto de forma clara, objetiva e crítica, por um viés interessante e embasado com bons argumentos. No entanto, há espaço para a sugestão mais objetiva de disciplinas que poderiam constar em um currículo escolar moderno.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 9 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |