A grade curricular dos ensinos fundamental e médio, hoje no Brasil, não atende às perspectivas gerais dos alunos. O que se percebe é uma educação superficial de tanto que é insuflada pelo atual modelo aliado a um vestibular que(,) por mais evoluído que seja(,) ainda cobra competências que não serão assistidas pelos educandos no decorrer de sua vida acadêmica.
O currículo escolar atual mostra uma visão de mundo limitada e incoerente com as reais espectativas expectativas do estudante, mostrando um número recorrente de jovens insatisfeitos. Uma forma de o Governo mudar esse panorama seria criar escolas que possibilitassem o ensino integral não somente no nível fundamental e no médio, mas englobando também o infantil, viabilizando ao aluno a oportunidade de se aprofundar desde cedo nas disciplinas em que têm tem mais afinidade e não apenas no mero cumprimento de um currículo escolar que é extensivo a todos da mesma forma.
Percebendo esse pensamento contemporâneo, o novo formato do Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM, começou a utilizar de uma ferramenta importante: a interdisciplinaridade, exigindo do aluno um conhecimento mais abrangente de mundo, mas com o ponto negativo de continuar cobrando áreas para determinado curso que não serão se quer sequer estudados estudadas pelos discentes. Fato esse que poderia ser contornado aplicando-se uma prova mais abrangente e aprofundada, mas apenas voltada para a área do curso que o mesmo almeja cursar.
Vemos, portanto, um atual cenário que não possibilita ao aluno o desbravamento de seu total potencial antes de entrar na faculdade. Cabe, então, ao Governo realizar uma profunda reestruturação na educação brasileira a longo prazo, já que necessita de leis específicas e investimento para tal, e mudanças a curto prazo, no que concerne à modificação da forma com que as competências são cobradas para cada curso no vestibular.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras e à concordância de número (singular e plural) e de gênero (masculino e feminino).
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, crítica e bem desenvolvida.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 8 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |