Necessidade de reestruturação na educação - Banco de redações


Reforma no currículo escolar

Enviada em: 09/03/2015

Status:

Corrigida
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      É plausível considerar que a educação no Brasil avançou, visto que, o índice de evasão escolar diminuiu consideravelmente em relação há décadas anteriores. No entanto, a educação pública ainda não é a ideal. A metodologia empregada não contribui para despertar o interesse do aluno, que muitas vezes não abandona a escola, mas frequenta as aulas apenas para passar de ano.

      Um dos fatores que contribui para essa situação é a falta de adequação entre o cotidiano e a escola. Pois, a estrutura organizacional do ensino médio é voltada para a preparação para o vestibular, mas o curso superior não é prioridade de todos. Assim, o modelo de ensino deveria ser mais abrangente, a fim de habilitar o indivíduo para outras possibilidades, como o mercado de trabalho.

     Desse modo, a grade escolar precisa ser reformulada. É crucial que haja inclusão de disciplinas que visem o desenvolvimento teórico e comportamental do indivíduo. Disciplinas voltadas ao empreendedorismo, educação financeira, direito constitucional e orientação vocacional, podem ser úteis para o cotidiano do estudante(,) mesmo após concluir o colegial.

      Infere-se, portanto, que uma reforma no currículo escolar poderia ajudar no aperfeiçoamento do aluno enquanto cidadão. Assim, o conteúdo deve deixar de ser mecanizado e passar a ser personalizado(,) segundo a realidade dos discentes. Disciplinas que visam a formação de um pensamento critico e inovador podem ajudar a formar indivíduos mais bem preparados para encontrar soluções para os problemas pessoais e da sociedade.

Comentários do corretor


Atenção à grafia correta das palavras e à pontuação.

O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, crítica e bem desenvolvida.

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 2.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 2.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 2.0
NOTA FINAL: 8.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente