É plausível considerar que a educação no Brasil avançou, visto que, o índice de evasão escolar diminuiu consideravelmente em relação há décadas anteriores. No entanto, a educação pública ainda não é a ideal. A metodologia empregada não contribui para despertar o interesse do aluno, que muitas vezes não abandona a escola, mas frequenta as aulas apenas para passar de ano.
Um dos fatores que contribui para essa situação é a falta de adequação entre o cotidiano e a escola. Pois, a estrutura organizacional do ensino médio é voltada para a preparação para o vestibular, mas o curso superior não é prioridade de todos. Assim, o modelo de ensino deveria ser mais abrangente, a fim de habilitar o indivíduo para outras possibilidades, como o mercado de trabalho.
Desse modo, a grade escolar precisa ser reformulada. É crucial que haja inclusão de disciplinas que visem o desenvolvimento teórico e comportamental do indivíduo. Disciplinas voltadas ao empreendedorismo, educação financeira, direito constitucional e orientação vocacional, podem ser úteis para o cotidiano do estudante(,) mesmo após concluir o colegial.
Infere-se, portanto, que uma reforma no currículo escolar poderia ajudar no aperfeiçoamento do aluno enquanto cidadão. Assim, o conteúdo deve deixar de ser mecanizado e passar a ser personalizado(,) segundo a realidade dos discentes. Disciplinas que visam a formação de um pensamento critico e inovador podem ajudar a formar indivíduos mais bem preparados para encontrar soluções para os problemas pessoais e da sociedade.
Comentários do corretor
Atenção à grafia correta das palavras e à pontuação.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, crítica e bem desenvolvida.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 8.5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |