Cursinhos comunitários

Pré-Vestibulares e Pré-Enem são gratuitos ou com preços simbólicos e destinam-se aos estudantes de baixa renda e escolas públicas

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Cursinhos populares são preparatórios para os vestibulares ou Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que oferecem aulas gratuitamente ou com preços simbólicos para cobrir despesas como o material didático, por exemplo. Esses projetos costumam ser destinados aos estudantes de escolas públicas, bolsistas integrais de colégios particulares e/ou pessoas de baixa renda

Também conhecidos como cursinhos comunitários, pré-vestibulares ou cursinhos sociais e outros nomes que reforçam o caráter popular e inclusivo de tais preparatórios, os pré-enem e pré-universitários populares são oferecidos por universidades públicas e institutos federais, ONGs, coletivos sociais, prefeituras, governos estaduais, associações, grupos religiosos e outras iniciativas. 

Os cursinhos comunitários são uma oportunidade que beneficia os estudantes que desejam entrar em uma universidade, mas não têm dinheiro para pagar os valores de pré-vestibulares particulares. Esses cursos também servem de aprendizado prático para muitos alunos de graduação e pós-graduação, já que a maior parte dos professores de pré-vestibulares gratuitos ou sociais é composta por estudantes universitários de licenciaturas. 

Apesar do foco na preparação para as provas, cursinhos para vestibulares e Pré-Enem gratuitos ou comunitários costumam oferecer apoio social aos estudantes. Há projetos que ajudam no encaminhamento ao mercado de trabalho; promovem atendimento psicológico gratuitamente; esclarecem dúvidas sobre os direitos que os estudantes possuem e alguns ainda oferecem bolsa para permanência. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Se o seu sonho é entrar em uma faculdade, mas pagar um cursinho não está no seu orçamento, fique de olho nos cursinhos gratuitos ou com preços reduzidos aqui no canal "Cursinhos Comunitários" do Brasil Escola! Os projetos estão divididos por estado para facilitar a sua busca!

Caso você conheça algum cursinho comunitário que ainda não foi divulgado no Brasil Escola, nos envie informações sobre o pré-vestibular ou pré-Enem para que possamos escrever sobre ele! A divulgação sobre projetos sociais voltados para a educação ainda tem pouco espaço na mídia, mas nós reservamos este canal para este tipo de ação. Basta enviar o nome do cursinho, o link do site ou rede social e telefone para o e-mail vestibular@brasilescola.uol.com.br que entraremos em contato. Ajude o Brasil Escola a ampliar o seu conteúdo!

=> Clique no estado de seu interesse e veja quais cursinhos são oferecidos!