O currículo escolar no Brasil passou por diversas mudanças como, por exemplo, a exclusão da disciplina “educação moral e cívica”, nos tempos de regime militar e que depois foi incluída na disciplina de História; em 2008, as disciplinas Filosofia e Sociologia integraram a base curricular nacional. Porém, os alunos quando chegam ao ensino médio perdem o interesse em disciplinas que não têm afinidade, consequentemente, deixa a desejar em a qualidade das notas no boletim escolar.
Hoje, o aluno para que (o aluno) se motive em sala de aula(,) é necessário que os educadores estabeleçam uma nova didática com base, na interligação relação entre aluno e professor(,) visando a transmissão de conhecimento de mundo ao aluno. Pois, a maioria dos professores leciona o conteúdo com uma didática um pouco antiquada, que visam a memorização do assunto pelo aluno em detrimento da aprendizagem desse conhecimento.
Ademais, o trabalho com a interdisciplinaridade na escola é importante, já que as aulas(,) consideradas um tédio(,) serão abordadas em mais de uma disciplina, com objetivo de ter levar um melhor entendimento ao estudante. E outros assuntos como o “Direito Constitucional” serem abordadas devem ser abordados superficialmente na disciplina de História, porque são cobrados em concursos públicos. Assim, os índices de evasão de escolar diminuíram diminuirão anualmente e a média escolar dos estudantes irá melhorar progressivamente.
Portanto, a educação é essencial na vida de um cidadão, com um pacto entre professores, estado e governo(,) medidas como, a valorização do profissional educador e didáticas novas na escola, serão efetivadas para atingir níveis melhores na educação. Pois como Monteiro Lobato disse: “Um país não se faz com homens, mais mas com livros”, mostrando que educação é algo que podemos transformar a realidade de uma pessoa.
Comentários do corretor
Atenção ao uso devido de preposições, à pontuação, à coesão nas frases, à concordância verbal e à grafia correta das palavras.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva e coerente. Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 8 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |