Mudança na realidade - Banco de redações


Reforma no currículo escolar

Enviada em: 17/03/2015

Status:

Corrigida
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      O currículo escolar no Brasil passou por diversas mudanças como, por exemplo, a exclusão da disciplina “educação moral e cívica”, nos tempos de regime militar e que depois foi incluída na disciplina de História; em 2008, as disciplinas Filosofia e Sociologia integraram a base curricular nacional. Porém, os alunos quando chegam ao ensino médio perdem o interesse em disciplinas que não têm afinidade, consequentemente, deixa a desejar em a qualidade das notas no boletim escolar.

      Hoje, o aluno para que (o aluno) se motive em sala de aula(,) é necessário que os educadores estabeleçam uma nova didática com base, na interligação relação entre aluno e professor(,) visando a transmissão de conhecimento de mundo ao aluno. Pois, a maioria dos professores leciona o conteúdo com uma didática um pouco antiquada, que visam a memorização do assunto pelo aluno em detrimento da aprendizagem desse conhecimento.

   Ademais, o trabalho com a interdisciplinaridade na escola é importante, já que as aulas(,) consideradas um tédio(,) serão abordadas em mais de uma disciplina, com objetivo de ter levar um melhor entendimento ao estudante. E outros assuntos como o “Direito Constitucional” serem abordadas devem ser abordados superficialmente na disciplina de História, porque são cobrados em concursos públicos. Assim, os índices de evasão de escolar diminuíram diminuirão anualmente e a média escolar dos estudantes irá melhorar progressivamente.

     Portanto, a educação é essencial na vida de um cidadão, com um pacto entre professores, estado e governo(,) medidas como, a valorização do profissional educador e didáticas novas na escola, serão efetivadas para atingir níveis melhores na educação. Pois como Monteiro Lobato disse: “Um país não se faz com homens, mais mas com livros”, mostrando que educação é algo que podemos transformar a realidade de uma pessoa. 

Comentários do corretor


Atenção ao uso devido de preposições, à pontuação, à coesão nas frases, à concordância verbal e à grafia correta das palavras.

O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva e coerente. Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 2.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 2.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 8


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente