Atualmente, o currículo escolar vem sendo muito discutido por todo o país. São tantas dúvidas e sugestões para melhorias que torna difícil a escolha do Governo do que deve permanecer ou ser retirado da grade curricular. Mas é fato que algo precisa mudar e rápido, pois a qualidade de ensino está se tornando cada vez mais fraca.
O currículo atual deixa a desejar, mesmo totalizando doze matérias. O estudante se vê sobrecarregado, perde o interesse nos estudos, e acaba indo mal nas avaliações. A prova disso foi o número absurdo de redações zeradas no ENEM em 2014: mais de meio milhão de candidatos. Um número preocupante que deve ser levado como um incentivo para essa reforma.
Além disso, o mundo evolui, e devemos nos adaptar a essas mudanças. Não é mais necessário estudar matérias que eram importantes, por exemplo, na época de ditadura, tendo em vista que o mundo atual nos cobra novos conhecimentos.
Por isso, o Governo precisa reformular a grande grade escolar urgentemente. Não sendo tão inflexível e rígido rígida, para não se tornar cansativo cansativa. Trabalhando todos os conteúdos, mas de uma maneira que o jovem consiga se manter interessado. É preciso focar nas matérias mais cobradas pelo ENEM e vestibulares, afinal, o ENEM já ultrapassa 6 milhões de pessoas, que muitas vezes não estão devidamente preparadas. Mas isso também não depende apenas do Governo, e sim de toda a população. Para o sucesso basta buscar o aprendizado com interesse e esforço de cada um de nós. Só assim conseguiremos, juntos, fazer deste país, um país com mais educação.
Comentários do corretor
Atenção à grafia correta das palavras e à concordância de gênero (masculino e feminino).
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva e coerente, porém superficialmente, sem se aprofundar no assunto de forma crítica e abrangente.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 8 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |