Pássaros não voam em gaiolas - Banco de redações


Reforma no currículo escolar

Enviada em: 16/03/2015

Status:

Corrigida
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     A grade curricular do ensino básico sofre mudanças ao longo da história, tendo como ponto de partida o momento político e social em que uma sociedade vive. A situação atual não é diferente, pois está em pauta nas discussões do Estado a questão da modificação do currículo escolar.

    Em 2008, as disciplinas sociologia e filosofia, que passaram a ser obrigatórias na educação básica brasileira, (.) (Esse) é um exemplo de que modificações podem ser feitas no aprendizado visando inserir o indivíduo numa realidade em que esteja vivendo, como neste caso oferecer a ele mais contato com (a) cidadania. No país, agora, discuti-se a possibilidade de flexibilizar o estudo das disciplinas do ensino médio, que são importantes para quem quer prosseguir com os estudos em outros cursos posteriores a este.

     Uma maneira eficaz de fazer isso, sem excluir nenhuma disciplina no ensino, já que todas têm um grau de importância no aprendizado de um indivíduo, é abordar assuntos vistos como desinteressantes através de métodos lúdicos, que são muito utilizados na Finlândia. Este país, que é referência na educação(,) tem muito a ensinar a à sociedade brasileira no que se refere à formação dos seus indivíduos. Ao contrário do que acontece aqui, as escolas finlandesas objetivam a formar formação do aluno para lidar com as situações da vida, e não servir exclusivamente o mercado de trabalho. O modelo que precisamos não reflete muito as mudanças na grade curricular, mas o conhecimento que podemos ter de suas disciplinas para agirmos como cidadãos do bem.

    Seguindo tal parâmetro(,) as escolas permitem aos estudantes construir seu próprio conhecimento, sem que lhe seja necessário ensinar o vôo, como disse Rubem Alves(,) porque o ato de bater as asas podem ser feitos por eles mesmos.   

Comentários do corretor


Atenção à concordância de número (singular e plural), à pontuação, à grafia correta das palavras e à coesão nas frases.

O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente e crítica, usando um exemplo pertinente para tratar o assunto.

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 2.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 2.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 8


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente