Torna-se visível, na contemporaneidade, aspectos negativos existentes no currículo escolar expostos nas escolas, pois em certas ocasiões os colégios baseiam-se somente através dos nos livros didáticos, tornando assim o programa de ensino dos alunos pobre em relação a outras formas de trabalhar o conhecimento na sala de aula.
O currículo escolar é um meio pelo qual a escola se organiza e propõe os seus caminhos para orientação da escola e do professor, no entanto, há matérias que não são incluídas na grade curricular, (.) um exemplo é a disciplina de raciocínio lógico, a implantação dessa matéria desde o ensino fundamental até o ensino médio que poderá ajudar os jovens a criar argumentos, interpretar e resolver os problemas envolvidos na matemática, além de ser um ótimo aliado para resultados futuros nos vestibulares.
Além disso, apesar do currículo já apresentar em sua grade atividades diversificadas como item obrigatório, pode-se perceber que o tempo para os estudos é pouco em relação a à quantidade de matérias impostas aos alunos, mas a ausência desse item poderá acarretar em uma formação pouco criativa e dinâmica para o aluno que não está recebendo alternativas para aprender determinado assunto com os professores.
Em suma, é preciso necessária a implantação de disciplinas novas juntamente com o aumento da carga horária para se obter maior forma de uma melhor aprendizagem mediante a quantidade de assuntos a serem explorados durante o ano, maior diversidade do currículo que apresente temas nas salas de aula com caráter universal, para serem trazidos para o contexto cotidiano dos alunos e analisar a a análise da implantação dos assuntos estudados com os acontecimentos do mundo.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, ao uso da crase, à grafia correta das palavras, à concordância de gênero (masculino e feminino) e à concordância verbal.
O texto aborda o tema propost de forma clara, objetiva e coerente. Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 8 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |