Mudanças no currículo escolar - Banco de redações


Reforma no currículo escolar

Enviada em: 11/03/2015

Status:

Corrigida
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O sistema de educação brasileiro recebe muitas críticas por parte dos pais, professores, alunos e especialistas. Há relatos de docentes evidenciando a dificuldade para lecionar em razão do desinteresse do aluno em aprender, visto que muitos discentes desgostam de determinadas matérias, mas são obrigados a assistirem aula para cumprirem a grade escolar, tendo por objetivo apenas eliminar e não aprender o conteúdo delas.

Neste caso, uma reforma no currículo escolar seria uma alternativa a ser tentada e avaliada. Na qual, uma das mudanças, seria o fato de o aluno escolher as disciplinas que mais lhe interessam ao aprendizado visando o seu futuro na universidade. Entretanto, o Direito Constitucional e Penal, Estatuto da Criança e do Adolescente, além do retorno da Educação Moral e Cívica deveriam ser matérias obrigatórias no ensino fundamental e médio(,) para que as crianças e adolescentes tomem conhecimento, desde jovens, dos seus direitos e deveres perante à a sociedade. Tudo isso viria para complementar a educação que eles recebem das famílias.

Ainda existem várias pessoas adultas que não sabem a quem recorrer e como proceder quando os seus direitos são infringidos.  Por outro lado, outras parecem desconhecer os seus deveres e valores morais.

Portanto, a Educação Moral e Cívica teria a finalidade de ensinar as pessoas a respeitarem mais os seus semelhantes, sem nenhum preconceito de raça, credo, religião, opção sexual, etc.

Comentários do corretor


Atenção à pontuação, ao uso devido de pronomes relativos e da crase.

O texto aborda o tema proposto de forma objetiva e coerente. No entanto é possível desenvolver um raciocínio mais crítico e aprofundado sobre o assunto.

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 2.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 7


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente