Os sistemas educacionais são pensados em busca da formação de um cidadão completo, ou seja, que saiba utilizar os conhecimentos adquiridos em sala de aula para mudar a realidade ao seu redor com perspectivas mais humanas e transformadoras. O grande problema é que o modelo atual brasileiro(,) ao contrário de despertar interesse nos estudantes(,) têm tem provocado a sua evasão, causando assim a discussão sobre medidas que possam mudar a situação.
Contando com uma estrutura curricular rígida e inflexível, os educandos são colocados de maneira hegemônica, sem apresentar uma distinção histórica, desprezando portanto os conteúdos regionais. Como resultado dessa prática têm-se há o elevado índice de desinteresse nas escolas, onde pesquisas apontam que 35% dos estudantes repetem ou até abandonam a escola. A defasagem do atual currículo nacional é ainda mais notável quando comparada aos indicadores do Ideb (índice de Desenvolvimento da Educação Básica), que apontou no ensino médio para o ano de 2011 uma média de 3,7 numa escala de 0 a 10.
Um possível caminho para a mudança seria seguir o modelo de alguns países como a Alemanha e a Grã-Bretanha onde são utilizados os currículos flexíveis, ou seja, as propostas educacionais são adequadas levando-se em conta a trajetória escolar e as notas do aluno e os modelos de escola são escolhidos numa decisão em conjunto de pais e professores. É notório.
Com alterações na LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação) é possível a reformulação da grade curricular incluindo matérias que condizem com a realidade Brasileira, propiciando ao aluno uma maior identificação com o seu contexto social e consequentemente um maior interesse pela escola. Medidas como estas beneficiariam tanto o aluno e a sociedade, com a formação do cidadão crítico e consciente, como ao mercado de trabalho, já que com a maior identificação nas matérias escolares espera-se que os jovens obtenham uma maior qualificação profissional.
Comentários do corretor
* Não se usa letra maiúscula após dois pontos, a não ser para citar o nome de alguma coisa, como um título ou nome próprio.
Ateção à pontuação e à concordância verbal.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, crítica, coerente e informativa.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 9 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |