O currículo escolar brasileiro, é(,) de certo modo, antiquado, tendo em vista que, atualmente estudantes frequentem certas diciplinas, pelo fato de que isso os ajudará a ingressar na universidade. Porém sabendo-se que muitos jovens brasileiros não têm interesse pelo ensino superior, matérias voltadas a conhecimentos exigidos por concursos, são para eles, inúteis com relação a formação profissional.
Ao ingressar no ensino médio, estudantes com preferência por áreas de conhecimento específicas se deparam, com um ensino que aborda superficialmente disciplinas de conhecimentos gerais, priorizando conteúdos abordados em exames. No entanto, muitas dessas diciplinas não serão úteis para a formação acadêmica do aluno, impedindo que o mesmo não aprofunde seus conhecimentos na área desejada, gerando, um conhecimento superficial de assuntos, considerados por eles de menos importância, e que, após algum tempo serão perdidos, prejudicando o real aprendizado oferecido por tais disciplinas.
Estudantes que opitam optam pela modalidade técnica, também são prejudicados com a grade curricular atual, pois terão disciplinas obrigatórias como na modalidade médio regular, aumentando assim a carga horária e diminuindo tempo para estudo e aprimoramento de matérias técnicas. As dificuldades com essa carga horária, afetam a ampliação de tal modalidade, sendo assim, motivo para o desenteresse desinteresse de jovens por esses cursos.
Certamentes mudanças no currículo escolar brasileiro deveriam ser feitas, para a melhora no ensino, como por exemplo, o aluno escolhe matérias relacionadas à área que pretende seguir, assim, aprimorando tal área, porém o alundo pode frequentar aulas de outros conhecimentos, para a formação humana e social, sendo asism, os assuntos tratados nessas disciplinas seriam de conhecimento geral e não proficional profissional. Reformulação de provas como ENEM, fazendo provas diferentes de acordo com a área escolhida pelo candidato, contendo mais questões sobre sua área.*
Comentários do corretor
* Evite o gerundismo.
Atenção à grafia correta das palavras, à pontuação e à coesão nas frases.
O texto aborda o tema proposto de forma coerente, no entanto é possível desenvolver um raciocínio mais crítico e melhor organizado.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 7.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |