Atualizando a educação brasileira - Banco de redações


Reforma no currículo escolar

Enviada em: 09/03/2015

Status:

Corrigida
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O sistema de educação do Brasil, apresenta suas falhas e é muitas vezes criticado, assim procura-se a causa para tal situação nas escolas, seja os alunos que não se comportam adequadamente, ou professores desmotivados por falta de incentivos, ou as condições que muitos prédios de ensino se encontram. De tantos pontos a serem questionados o novo Ministro da Educação expos a ideia de uma reforma no currículo escolar. Mas o que existe de errado e o que pode poder ser feito com o currículo escolar?

O atual currículo escolar apresenta defasagem em querer abordar muitas áreas, e isto acaba ocorrendo de modo superficial, em razão do tempo disponível, e acaba sendo uma aprendizagem de memorização, onde o que importa para o aluno é saber somente a matéria da prova. O Ensino Médio é uma preparação para ENEM e vestibular, a escola “deixa de lado” a preparação que também deveria ocorrer para o ingresso no mercado de trabalho. O modo de ensino causa um desinteresse grande por parte dos estudantes que acabam repetindo ou deixando a escola.

A proposta da reforma baseia-se em um currículo básico e único, e aprofundar os estudos em áreas que o aluno apresenta mais afinidade, como já é feito em muitas escolas no mundo, como nos Estados Unidos, Grã-Bretanha, Alemanha... que pré-determinam as disciplinas e em quantidades limitadas.

Assim fica claro que o Brasil necessita de uma reforma na área educacional, podendo utilizar de muitos meios, como unir as facilidades da tecnologia com os interesses dos alunos. O Governo precisa ter foco nas metas que quer alcançar, dar importância para Português e Matemática(,) os pilares do ciclo de educação, e ter um investimento no Ensino Técnico, aperfeiçoando habilidades e preparando os alunos tanto para o mercado de trabalho quanto para vestibulares.

Comentários do corretor


Atenção à pontuação e à coesão nas frases.

O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente e bem desenvolvida.No entanto é possível se aprofundar mais no assunto(,) de forma crítica e abrangente.

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 2.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 2.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 7.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente