Enem 2024

O Enem 2024 deve ser realizado no mesmo formato que as edições anteriores, após definição do Ministério da Educação (MEC)
Estudante negra sorrindo apontando para o texto Enem 2024
Enem 2024 permanece com o mesmo formato.

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O Enem 2024 deve ser realizado no mesmo formato que nas edições anteriores do exame. 

A previsão era de que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) seria reformulado a partir de 2024 devido ao Novo Ensino Médio.

Entretanto, com o novo governo federal em 2023, a implementação do Novo Ensino Médio foi suspensa para a realização de uma consulta pública sobre a política nacional do ensino médio brasileiro.

No dia 7 de agosto de 2023, o Ministério da Educação (MEC) apresentou os resultados da consulta e sugestões de mudanças no Novo Ensino Médio.

Na ocasião também foi divulgado que o Enem permaneceria com o mesmo formato.

As datas e o edital do Enem 2024 ainda não foram divulgados. 

Tópicos deste artigo

Como estava previsto o Enem 2024

O anúncio de um novo Enem ocorreu em março de 2022 pelo MEC. A intenção era que a primeira edição neste novo formato seria realizada em 2024.

Contando com referências nacionais e internacionais, o novo Enem foi uma proposta de prova educacional contextualizada e tecnológica que pretende auxiliar os estudantes a traçarem sua vida profissional mesmo antes de ingressarem na universidade. 

O Enem continuaria sendo aplicado em dois dias, mas com prova de questões objetivas de conhecimentos gerais comum a todos os participantes, no primeiro dia, e prova com questões específicas ao grupo escolhido, no segundo dia.

Além das perguntas objetivas, havia a previsão do exame conter questões discursivas. 

1º Dia

Conteúdo: tem como referência a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), com ênfase em português e matemática

Provas: questões objetivas de múltipla escolha de disciplinas do ensino médio e uma redação

Objetivo: de forma interdisciplinar e contextualizada, visa que os estudantes aprofundem a interpretação e a compreensão de problemas complexos e a reflexão sobre suas soluções. 

2º Dia

Conteúdo: referenciais para a elaboração dos Itinerários Formativos (conjunto de disciplinas, projetos, oficinas, núcleos de estudo, entre outras situações de trabalho, que os estudantes poderão escolher no ensino médio, de acordo com o MEC).

Provas: questões objetivas e questões discursivas de conhecimentos específicos (blocos) conforme o curso de escolha do candidato, além de questões em inglês integradas com outras disciplinas.

Objetivo: aprofundar as competências e habilidades da BNCC observando itinerários como investigação científica, processos criativos, mediação e intervenção sociocultural e empreendedorismo.

Como será o Enem 2024

O Enem 2024 será composto por 180 questões e uma redação. A prova será realizada em dois domingos consecutivos. A previsão é de que seja aplicada em novembro. 

Confira como será a composição do exame: 

1º dia: Redação; 45 questões de Linguagens e Códigos; 45 questões Ciências Humanas
2º dia:: 45 questões de Ciências da Natureza; 45 questões Matemática

Em ambos os dias os portões dos locais de provas são fechados às 13h, e o exame começa às 13h30. A duração é de cinco horas e meia no primeiro dia e, no segundo, cinco horas.

Leia mais: entenda como é a prova do Enem

Inscrições para o Enem 2024

As inscrições para o Enem 2024 poderão ser feitas pela internet na página do participante do exame.

As datas ainda não foram divulgadas. 

O que estudar para o Enem 2024

O conteúdo das provas seguirá a Matriz de Referência do Enem, que é a mesma desde 2009. 

A Matriz de Referência do Enem é extensa, por isso, é preciso se preparar para o Enem com antecedência. Como ela é a mesma, você pode iniciar a preparação com o nosso plano de estudo para o Enem. Alguns temas costumam aparecer com mais frequência no Enem.

No Brasil Escola, você encontra várias ferramentas de estudo para o Enem 2023. Veja algumas:

Simulado Enem: o melhor simulado para o Enem, com questões reais, opção para personalizar sua prova, cronômetro e correção comentada das questões.

Videoaulas no YouTube: professores de cursinhos para o Enem gravam vídeos com aulas e dicas e resolvem exercícios.

Exercícios: site do Brasil Escola só com listas de exercícios sobre todas as disciplinas.

Provas anteriores do Enem: temos todas as provas do Enem aplicadas desde 2009, com seus respectivos gabaritos e correções.

Dicas para o Enem: vários textos com dicas para as provas do Enem.

Pratique sua redação: no Banco de Redações você pode enviar sua redação e conferir a correção gratuitamente.