O modelo de ensino brasileiro, no que se refere a à grade curricular, apesar de teoricamente fazer com que o aluno tenha uma visão geral de todas as áreas do conhecimento, apresenta-se em defasagem . A defasagem deve-se ao desinteresse por parte do aluno. Esse estímulo deve vir através do estudo da filosofia, que aborda áreas importantes como a aquisição de conhecimento, as regras sociais e o convívio com culturas diferentes. É preciso estimular a maturação intelectual dos alunos.
Com a filosofia do conhecimento, o estudante terá contato com a evolução do conhecimento técnico científico e filosófico. É importante o estudante saber o porquê de estudar certos assuntos relacionados às ciências, como por exemplo o motivo de se estudar fotossíntese e o porquê que a matemática existe.Estimular o aluno a investigar as coisas e fenômenos que o permeiam de maneira mais científica fará com que o aluno se interesse pelo mundo, e (,) consequentemente, pela aquisição de conhecimento.
Outro tema importante abordado pela filosofia é a moral. Nos jovens são inculcados valores morais de todas as procedências. A igreja, os pais, os convívios sociais sempre ditando o que deve ser feito, e(,) na maioria das vezes(,) sem explicar a razão . Na escola, com a filosofia, o aluno estuda o moralismo e o encara não como obrigação, mas sim como fator necessário para coesão social. Dessa forma o jovem aluno terá uma visão madura das regras que o limitam.
O convívio com o que é diferente perante a cultura da qual fazemos parte terá que ter um enfoque também filosófico. Estudar a filosofia da arte e o relativismo sobre o que é arte faz com que o aluno respeite o tesouro cultural de outras civilizações, povos e classes sociais.
Portanto, para melhorar o sistema de ensino brasileiro será preciso hipervalorizar a filosofia, fazendo com que o aluno tenha maior contato com a filosofia e não tendo apenas 1 aula de filosofia por semana. O aluno, dessa forma, verá o porquê é preciso adquirir conhecimento, o porquê é preciso seguir preceitos morais, além de saber que gostos estéticos são relativos(,) dependendo de culturas. A filosofia, a mãe de todas as ciências(,) deve ser o antídoto para o decadente sistema de ensino brasileiro.
Comentários do corretor
* Não se usa ponto final em título.
Atenção ao uso da crase, à pontuação e à concordância de número (singular e plural).
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente e com argumentação crítica e bem elaborada. No entanto o foco ficou reduzido, apenas um aspecto do tema proposto foi trabalhado. Procure explorar os temas de forma mais abrangente, aproveitando as possibilidades trazidas pela coletânea.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 8 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |