Atualmente a reforma do currículo escolar está frequentemente sendo pautada por deputados, senadores, presidente e ministro da Educação como meio de modernizar e melhorar a educação de crianças e jovens brasileiros.
O objetivo da reforma é levar os conteúdos para mais perto dos alunos como forma de aproximar a realidade para que eles se familiarizem com os fenômenos naturais e sociais envolvidos e saibam interpretá-los, e não somente saibam ler, escrever e dominar as operações aritméticas fundamentais, mas também saber saibam questionar, e pesquisar.
O que se sabe é que do jeito que a educação está, a aprendizagem dos alunos não vai muito longe, a não ser que a força de vontade de aprender mais supere os obstáculos existentes no processo de ensino-aprendizagem. Há tempos que essa reforma vem sendo discutida e recentemente as disciplinas de filosofia e sociologia tornaram-se obrigatórias na grade curricular do ensino médio.
A reforma caminha em passos lentos e é válido investir no aperfeiçoamento da formação dos docentes, além, é claro, da valorização do salário(,) em já que nem todos os estados aderem ao piso salarial nacional estabelecido pelo governo federal. Essa reforma deve abranger não só a grade curricular da educação básica. Tem todo um panorama a ser analisado, seja infraestrutura, reeducação familiar, retomada de valores essenciais para a construção da cidadania, participação ativa dos professores da sociedade de forma mútua.
A reforma deve dar enfoque ao estudo ético e participativo da cidadania, do respeito às diferenças e da formação crítica de opinião e isso não se faz acrescentando disciplinas ou eliminando outras, deve haver uma reformulação em todos os aspectos.
Comentários do corretor
Atenção à concordância verbal, à pontuação e à grafia correta das palavras.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente e bem desenvolvida.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 9 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |