Formando máquinas - Banco de redações


Reforma no currículo escolar

Enviada em: 10/03/2015

Status:

Corrigida
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O mundo evoluiu.  Cartas foram substituídas por e-mails, a carroça pelo carro, o telefone fixo pelo celular(,) enfim(,) muita coisa mudou, porém a escola continua a mesma de décadas passadas: giz, quadro e professores falando. Uma fórmula que parece não funcionar mais e assim vê-se a necessidade de uma reforma no currículo escolar.

O Brasil aparece na 38ª posição, entre 40 países, no ranking de educação, (de acordo com) pesquisa divulgada pela Folha de São Paulo. Percebe-se assim o quão falho é o investimento em educação no país(.) de acordo com o Índice de Desenvolvimento de Educação Básica (Ideb)(,) além do desempenho ruim, há também um grande número de desistências entre os alunos, isso se deve graças a uma grade curricular engessada, rígida e antiquada.

O currículo atual parece tratar os alunos como máquinas. São muitas áreas abordadas superficialmente em que o estudante as decora mas não as aprende, (.) para adquirir um conhecimento real(,) é necessário escolher poucas áreas  para se aprofundar, infelizmente a maioria da escolas não consegue formar alunos para vida e nem para o mercado de trabalho.

Para reverter tal situação será preciso muito investimento(,) começando por professores preparados e bem instruídos, além da reforma no currículo escolar, que ele comece a fornecer ferramentas para a vida onde os alunos tenham a liberdade de poder focar nas matérias com que mais se identificam e (a escola) comece a formar seres humanos que tenham prazer pelo conhecimento e vejam que lá na frente poderão fazer muitas coisas.

Comentários do corretor


Atenção à grafia correta das palavras, à concordância de número (singular e plural), à pontuação e à coesão nas frases.

O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, crítica e bem desenvolvida.

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 2.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 2.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 8


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente