O currículo escolar, conjunto de disciplinas ministradas em sala de aula, do país, já passou por muitas reformulações por muitos anos. Segundo, o ministro da educação, Cid Gomes, dentro de dois anos, será implantado um novo currículo de matérias estudadas por regiões. A cada reforma instituída, novas disciplinas são adicionadas, ou, retiradas, (.) na Câmara dos Deputados, vários projetos de Lei, tramitam sobre a reforma.
Para o ministro, a mudança deverá acontecer, primeiramente, na educação básica. Levando em consideração as características regionais, para poderem estimular possíveis conteúdos, ensinados em sala de aula. Assim, ajudariam os discentes a escolherem as suas futuras profissões, porque as matérias seriam direcionadas ao curso escolhido, como no ensino técnico profissionalizante.
Mas, para essa mudança ser realizada e aceita, terá que deve haver muitos diálogos, entre todos, pois os Estados e Municípios possuem autonomia, para ensinarem os seus planos de ensino. Terá que Deve haver debates com professores, diretores e acadêmicos sobre essas alterações, opina o ministro, Cid Gomes. Essa transformação curricular seria para o progresso educacional brasileiro.
Com a chegada do novo milênio, as novidades em algumas áreas tecnológicas e científicas, começaram a fazer parte da vida dos brasileiros, na qual, a maioria (da população) está conectada, diariamente, fato muito importante para que a educação e o ensino necessitem, também, de reformas. O mundo está globalizado, houve uma modernização em todos os setores, fazendo (com) que se torne necessária à adaptação de novas linguagens.
Então, os alunos terão disciplinas que os auxiliará auxiliarão, desde o ensino fundamental até o universitário, porque aproveitarão seus interesses, aptidões, necessidades, assim exercerão um trabalho que os satisfará. Trabalhos que realizarem se destacarão, pois estarão atualizados, conectados com a realidade do planeta. O país precisa de progresso no ensino de seus alunos, assim se terá mestres, doutores, especialistas, tecnólogos, compromissados com o desenvolvimento da nação.
Comentários do corretor
Atenção à grafia correta das palavras, à concordância de número (singular e plural), à pontuação, à concordância verbal e à coesão nas frases.
O texto aborda o tema proposto de forma coerente e crítica. No entanto é possível desenvolver um raciocínio mais claro e bem estruturado sobre o assunto.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 8 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |