As primeiras escolas criadas na Grécia Antiga, possuíam características muito diferentes das que conhecemos atualmente. A aula era ministrada por um mestre, assim como o professor, porém as disciplinas estudadas eram mais voltadas para a formação cidadã, como política e a própria sociologia. Hoje em dia, a estrutura do currículo escolar está totalmente diferente.
A grade curricular do nosso momento atual é maçante e austera, onde os alunos não são motivados a exporem suas opiniões. Se os estudantes pudessem escolher (a) qual quais aulas gostariam de assistir, esse cenário seria diferente: quando o discente acompanha determinada aula na qual tenha mais afinidade, a mesma é mais produtiva. Países desenvolvidos como os Estados Unidos e o Canadá utilizam esse método e formam os melhores alunos e os mais cobiçados profissionais.
Embora com esse meio haja um melhor aproveitamento da aula, todas as ciências são importantes e contribuem para a formação do aluno como pessoa. Um incentivo para essas matérias na qual o estudante não tem interesse deveriam continuar sendo implantados, como nos Estados Unidos, onde os alunos só podem se inscrever em cursos, tais como música ou teatro, se não possuírem dependências em nenhuma disciplina.
Contudo não podemos esquecer que o principal objetivo da instituição de ensino é formar pessoas e não máquinas, ou seja, o aluno não deve apenas reproduzir o que o professor diz, pois de acordo com Paulo Freire o conhecimento só é alcançado através de debates, sendo uma via de mão dupla onde ambas as partes aprendem.
Portanto, deve-se reestruturar a grade curricular de modo que outras disciplinas de suma importância sejam incluídas, tais como ética e cidadania e educação no trânsito, seguindo como bases países exemplares em educação, procurando sempre contribuir da melhor forma possível para a formação de cidadãos atuantes na sociedade.
Comentários do corretor
Atenção à grafia correta das palavras e à concordância de número (singular e plural).
Bom texto. Aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, crítica e bem desenvolvida.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 2.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 9.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |