Foi em 1934, com a nova Constituição Federal, que a educação passou a ser vista como um direito de todos, devendo ser ministrada pela família e pelos poderes públicos. Ao longo das décadas a grade escolar foi se moldando mediante as necessidades das pessoas, ou pelo menos esse era o intuito.
A verdade é que a grade curricular deixa brechas, mesmo com o lançamento do Plano de Desenvolvimento da Educação, em 2007, alunos e professores ainda são obrigados a continuarem estudando e lecionando conteúdos robóticos, inúteis, nos quais, ao saírem da fase escolar(,) não terão serventia alguma.
Vivemos num mundo Globalizado, onde conhecimentos tecnológicos avançados são primordiais para o mercado de trabalho. No que diz respeito a isso, o currículo escolar deixa muito a desejar. A disciplina de Educação Tecnológica ainda é um sonho para os estudantes brasileiros, mas realidade em grandes potências mundiais, a exemplo de EUA e Japão, onde tablets e laptops fazem parte do material escolar.
Em suma, é necessário que o Ministério da Educação ponha em prática no currículo escolar a Educação Tecnológica(,) onde com ideias que instigam a voracidade em absorver novos conhecimentos, procurando auxiliar o aluno na construção do aprendizado adquirido em sala de aula(.) assim(,) o aluno aprende a pesquisar novos conhecimentos e sempre se atualizar, pronto para enfrentar o mercado de trabalho.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação e ao uso de conjunções e preposições.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva e coerente. No entanto, há espaço para uma análise e sugestões mais abrangentes sobre o assunto.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 9 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |