A Presidenta Dilma, escolheu como lema de seu governo nesse seu segundo mandato , (a frase) "Brasil pátria educadora !" É uma boa intenção, colocar pela primeira vez a educação em prioridade, a luta será grande, mas, a vitória será certa. Porque pode mais, quem sabe mais. E, 50% dos problemas do país é são causados por ignorância do povo. (,) Que não sabem de seus direitos, e a outra metade é causado por uma má administração do dinheiro do povo e falta de vontade política.
Quem deve ficar a à frente da secretaria da educação é um educador. Uma pessoa preparada e comprometida com a evolução das escolas, e nunca mais, um afilhado dos políticos, que nada sabe, sobre o assunto (e) nem quer saber. Um país que não investe na educação, só cresce em problemas. Porque todas as soluções de todos os problemas estão literalmente ligados a à educação.
As escolas públicas do Brasil, têm que mudar urgentemente o seu currículo, pois estão com matérias de mais demais, e conteúdos de menos. É muito importante focar no conhecimento profundo, para o aluno não perder o tempo e o interesse, e assim desistir de seu sonho. Deve-se observar a aptidão do aluno, para que (se) possa se fazer um encaminhamento seguro e prazeroso, levando -o ao sucesso escolar.
O novo currículo deve conter um olhar especial, menos ciências exatas para quem não vai precisar em sua profissão, e mais para quem vai aproveitá-las. E assim com todas as matérias, e para todos, Moral e Cívica, educação financeira, culinária, higiene e saúde, devem entrar como matérias, porque todos irão precisar desses conteúdos para a vida inteira. Mas, o mais importante do currículo é o professor. Quando estimulado, valorizado e respeitado. (,) O resultado é sucesso da escola, do aluno e do país. Sem ele, não existe, profissão nem civilização. Para tudo nessa vida precisa-se de um bom professor.
Comentários do corretor
Atenção à grafia correta das palavras, à concordância de número (singular e plural), à pontuação, ao uso da crase e à coesão nas frases.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, crítica e bem desenvolvida.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 8 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |