A educação nos dias atuais está fortemente ligada aos interesses capitalistas. A metodologia da maioria das escolas do Brasil, incluindo as públicas, coloca o professor numa posição de autoridade e tira dos alunos a possibilidade de escolher o que realmente quer aprender. Já a grade curricular não estimula outros campos da educação, principalmente artísticos, pois não possui grande variedade de matérias e as mesmas são obrigatórias. É, basicamente, uma fábrica de trabalhadores.
O que acaba acontecendo é que as matérias são voltadas para suprir os interesses do Estado e, com a falta de opções, acabam desestimulando o aluno a seguir outros ramos e os mesmo acabam a viver vivendo uma vida alienada.
Recentemente, com a matéria, ainda obrigatória, de filosofia e sociologia na grade curricular(,) os alunos estão começando a rever suas opções e escolhas na vida. Ou seja, matérias que desenvolvem o pensamento crítico são a base da educação nos dias de hoje. Com o pensamento crítico desenvolvido é possível que os jovens lutem pelos seus direitos, lutarem para serem quem são e buscarem por melhorias que acham precisas necessárias na educação.
É preciso destruir o conceito de escola como é conhecido hoje em dia e permitir aos jovens a aprenderem aquilo que realmente querem aprender e, com isso, permitir que eles se desenvolvam no seu ritmo e serem sejam do jeito que sentem que devem ser. Isso só é possível expandindo as opções de disciplinas e tornando-as opcionais.
Comentários do corretor
Atenção à concordância verbal, à grafia correta das palavras e à pontuação.
O texto aborda um viés interessante da questão, com uma argumentação crítica e bem desenvolvida.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 8.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |