Língua portuguesa, arte, educação física, matemática, biologia, física, química, história, geografia, filosofia, sociologia e língua estrangeira; são aparentemente tudo o que um aluno do ensino médio precisa aprender para ter noção do que pretende para o seu futuro.
O que falta no currículo escolar é um *estímulo à criatividade*, os estudantes do século XXI se tornaram apenas meros repetidores de informações, são obrigados a estudar por uma quantidade específica de horas até mesmo o que não gostam. Faltam-lhes opções de escolhas, muitos saem das escolas sem saber o que querem para sua vida profissional; não sabem nem mesmo do que gostam, pois foram ensinados a repetir e não a confrontar.
Com base nos argumentos mencionados, faz-se necessário aderir a um novo currículo escolar, “dando ênfase nas matérias em que o estudante tem maior facilidade”, como disse Cid Gomes, o novo ministro da Educação. Seria interessante acrescentar matérias práticas como música, sendo um conteúdo exclusivo, para aprimorar o desenvolvimento intelectual. Disse Augusto Cury em seu livro – Armadilhas da mente – “aprendemos a dirigir carros, máquinas e empresas, mas não sabemos dirigir nossas mentes”; ainda há tempo para ensinar a nova geração.
Comentários do corretor
Atenção à concordância de número (singular e plural).
O texto aborda o tema proposto de forma clara e coerente, no entanto é possível desenvolver uma argumentação mais crítica sobre o assunto.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |