O currículo escolar tem mudado gradativamente com o tempo, sendo modificado para as necessidades da atualidade. Porém muitas idéias que são implantadas não modificam e nem melhoram a qualidade do ensino.
Como a grade curricular é unica ( Currículo mínimo no ensino médio ), os alunos em grande número não se interessam em aprender e sim em terminar a atual fase do ensino logo para não ouvir mas sobre aqueles conteúdos trabalhados, ou em muitos casos eles acabam desistindo ou optando pela NEJA ( Nova Educação de jovens e adultos ), para concluir mais rápido.
A mudança no currículo escolar deve começar para a pela educação infantil e haver um complemento de uma fase para a outra, tornando a educação construtiva. Deve na educação infantil deve-se trabalhar os conceitos morais e sociais das crianças, e atividades que estimulem o psicológico, a coordenação motora e outras áreas que preparam e conscientizam as crianças para o ambiente escolar, social e até mesmo o familiar.
No ensino fundamental, as matérias básicas devem ser trabalhadas de modo que o aluno perceba que o ambiente que ele se encontra *** que na educação infantil, a escola. Os conteúdos devem ter relação com o cotidiano dos alunos, uma boa maneira para que isso ocorra é trabalhando em cada escola com os PCNs, adaptados para cada localfidade localidade, e o uso de recursos tornando as aulas atrativas.
Já no ensino médio, deve continuar o modo de trabalho, com os recursos, porém com algo inovador para esses adolescentes, permitir que cada aluno crie sua grade de disciplinas, tendo obviamente a quantidade de disciplinas obrigatórias para a semana e o semestre. Com isso deveria haver mais uma mudança na escola, salas específicas para cada disciplina, como o laboratório de química e biologia, e até mesmo uma sala adaptada para geografia para ser feito (,)por exemplo(,) o estudo dos planetas.
Comentários do corretor
* Socioeducacional escreve-se sem acento
*** Falta alguma informação aqui, o raciocínio está incompleto.
Atenção à pontuação e à grafia correta das palavras.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva e coerente.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 7.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |