Topo
pesquisar

Banco de Redações

abril

Tema: Coronavírus: a importância da ciência para a sociedade
Leia a(s) proposta(s) abaixo e envie sua redação

Atenção: Esta semana 34 redações, do limite de 40, já foram enviadas! [?]

PUBLICIDADE

A ciência é fundamental para estudar e apresentar propostas que solucionem problemas, os quais surgem no âmbito social, como o coronavírus. Dessa forma, manifesta-se uma reflexão sobre a importância de se investir cada vez mais  nessa "ferramenta" no Brasil, sobretudo porque o investimento permite e incentiva os estudantes cientistas a pesquisarem sobre os mais diversos problemas que permeiam a sociedade. A partir disso, a proposta do Banco de Redações é que você desenvolva sobre o tema: "Coronavírus: a importância da ciência para combater uma pandemia".

Para realizar a proposta, você deverá construir um texto dissertativo-argumentativo respondendo ao questionamento da proposta, demonstrar domínio da norma culta da língua, mobilizar diversas áreas do conhecimento, ou seja, seu conhecimento de mundo para desenvolver o tema, respeitando a estrutura do texto dissertativo-argumentativo.

Além disso, você deve levar em consideração os textos apresentados na coletânea, levantar os principais argumentos, dados e exemplos e realizar uma análise crítica, deixando claro seu posicionamento diante do tema na conclusão do texto. Apresente uma proposta de intervenção que respeite os direitos humanos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Saiba como fazer uma boa dissertação e conheça também as características deste gênero textual?.

ATENÇÃO: as redações serão corrigidas de acordo com os critérios do ENEM, seguindo seu método de análise e pontuação, assim como suas regras. 

Atenção aos motivos que podem zerar sua redação:
1) Fuga total ao tema;
2) Não obediência à estrutura dissertativo-argumentativa;
3) Texto com até 7 linhas;
4) Impropérios, desenhos e outras formas propositais de anulação ou parte do texto deliberadamente desconectada do tema proposto;
5) Redação em branco;
6) Cópia do texto motivador.

Cronograma para envio de redações:
1º período: 1 a 8 de abril
2º período: 1o a 18 de abril
3º período: 20 a 27 de abril

Evite enviar a redação pelo celular. A estrutura do texto pode ficar comprometida e o corretor ortográfico do celular pode trocar as palavras.

As correções estarão disponíveis a partir do dia 1 de maio.

Enviou seu texto em março de 2020? Acesse aqui a correção.

Saiba como funciona o Banco de Redações!

Como é a redação do Enem

Como fazer uma boa redação

Elabore sua redação considerando as ideias a seguir:

Uma pandemia (do grego παν [pan = tudo/ todo(s)] + δήμος [demos = povo]) é uma epidemia de doença infecciosa que se espalha entre a população localizada numa grande região geográfica como, por exemplo, um continente, ou mesmo o Planeta Terra. [Wikipedia] Leia o texto na íntegra  

As ações do Brasil no combate à pandemia de influenza A H1N1 de 2009, que ficou conhecida como "gripe suína", revelam a importância de ações políticas que fortaleçam a rede de pesquisa, desenvolvimento e produção de vacinas e o funcionamento do SUS (Sistema Único de Saúde). A observação é da geógrafa Mait Bertollo, que estudou as iniciativas contra a doença em pesquisa da FFLCH (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas) da USP (Universidade de São Paulo), apresentada em 2014. No caso da atual epidemia de covid-19, a geógrafa afirma que as pesquisas para se chegar a uma vacina estão acontecendo, apesar do contingenciamento de recursos para a produção científica, mas defendende uma maior articulação entre governo federal, Estados e municípios para que a luta contra a doença seja bem-sucedida. [UOL] Leia o texto na íntegra

Após a confirmação do primeiro caso de coronavírus no Brasil, pesquisadoras do Instituto Adolfo Lutz da Universidade de São Paulo em parceria com a Universidade de Oxford, foram capazes de sequenciar o genoma do vírus em 48 horas. Essa descoberta pode parecer pequena, mas é importante para entender como o vírus se muta e como uma vacina pode ser criada para evitar o contágio pandêmico.

“Temos trabalhado para desenvolver uma tecnologia rápida e barata. Todos os casos que forem confirmados no Adolfo Lutz serão sequenciados. A ideia é fornecer informações que possam ser usada para entender a epidemia em curso, para que outros cientistas possam comparar os dados. Essa cadeia de informação de todo mundo junto é importante para o mundo poder responder à epidemia”, explicou Ester Sabino, do IMT ao Estado de São Paulo. [Hypeness] Leia o texto na íntegra

 


Clique aqui para enviar sua redação
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Vestibular Brasil Escola