O Emílio de Rousseau no século XXI - Banco de redações


Reforma no currículo escolar

Enviada em: 16/03/2015

Status:

Corrigida
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      Como defendeu John Locke, o Estado deve garantir o bem comum social e o desenvolvimento nacional de um povo. Para a educação colegial não poderia ser diferente. A reforma no currículo escolar, logo, necessita tanto da flexibilidade e da diversidade dos princípios pedagógicos, quanto da interdisciplinaridade de diferentes áreas do conhecimento.

      Uma grade curricular estática e arcaica é o que define a ineficácia de uma gestão escolar. A versatilidade curricular, por conseguinte, possui como princípio a estruturação organizacional das disciplinas estudadas em sala de aula. Segundo Rousseau, a educação não poderia apenas instruir, mas também devia se preocupar com a formação cognitiva, moral e política, alternando as várias formas de aprendizado e, consequentemente, as características dos alunos de acordo com cada contexto sociopolítico, como retratado no livro, Emílio ou Da Educação.

      As diretrizes de programação colegial, interdisciplinares e contextualizadas com as diferentes áreas do conhecimento, permitem o estudo das matérias que sejam importantes para a formação civil e profissional do educando. Aulas sobre os direitos constitucionais, efetuadas pelo ministradas com o uso de aparatos tecnológicos, e o estudo de matérias específicas, notabilizando a carreira a seguir, são importantes para o aperfeiçoamento da cidadania do discente. Tais aplicações interagem com um contexto multidimensional e formam uma geração mais democrática e crítica.

      É imprescindível, portanto, por meio do estudo da epistemologia, a escolha de conteúdos que primem pelos princípios pedagógicos da flexibilidade e da diversidade. Tal dinâmica, amparada pelo uso de computadores de ponta, adequa as necessidades de cada grupo ao meio social em que estão inseridos, preparando-os, dessa forma, para o convívio cívico. É indispensável, ainda, a reestruturação das diretrizes curriculares nacionais, no que tange aos diferentes níveis de ensino, pois, deve-se haver a preocupação com a progressão acadêmica e com as características regionais de cada espaço.

Comentários do corretor


Atenção à pontuação, ao emprego coerente de termos e ao uso devido da partícula apassivadora.

O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente e crítica. Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 2.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 2.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 8


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente