A Finlândia e o Japão são ótimos exemplos de como cuidar da educação de seu povo. Nesses dois países as escolas públicas educam para a vida. É obrigatório o ingresso de crianças dos 7 aos 14 anos em uma instituição de educação. Lá os alunos têm, educação, saúde e segurança. O currículo escolar inclui, aulas de higiene, saúde, educação financeira, além de educação Moral e Cívica.
É dever do poder público, cuidar de suas crianças e prepará-las para a vida. É assim que está escrito na Constituição brasileira. Só que a prática educacional é bem diferente, tanto para quem educa, quanto para quem é educado. Os professores não são valorizados como deveriam, com baixos salários, têm que trabalhar muitas horas para conseguir pagar suas contas, com isso perde o professor, os alunos e o país.
A escolar é o centro de uma sociedade bem organizada e próspera, é (de) lá que sairão os novos cidadãos, o governo que tem como prioridade a qualidade dos estudos de seu povo, estará investindo em um futuro de grande realização. Para que isso ocorra, é só querer, basta trocar experiências , com esses países onde a educação é o seu maior orgulho, e depois na medida do possível aplicar aqui, quando se quer de verdade sempre se arruma uma maneira.
Uma boa ideia para melhorar as escolas brasileiras, seria exigir que todos os políticos eleitos pelo povo, tivessem como requisito básico para a ocupação do cargo, que, seus filhos fossem estudantes de escolas públicas. (,) usuários da Saúde publica e (dos) transportes públicos. Assim, estes três grandes problemas , que são consequências de uma péssima administração do dinheiro do povo.(,)Seriam resolvidos em um passe de magica. Porque é muito fácil aceitar a estagnação dos problemas brasileiros, quando não se precisa deles. Assim, eles teriam a certeza (de) que o sapato só aperta o calo de quem o calça.
Comentários do corretor
Atenção à grafia correta das palavras, à concordância de número (singular e plural), à pontuaçã e à coesão nas frases.
O texto aborda o tema proposto de forma objetiva e coerente. No entanto é possível desenvolver um raciocínio mais crítico e aprofundado sobre o assunto, explorando melhor os elementos da coletânea.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |