Reformar para melhorar - Banco de redações


Reforma no currículo escolar

Enviada em: 17/03/2015

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

     O péssimo resultado obtido  pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica em 2013, demonstra a necessidade de investimentos e de projetos que melhorem o ensino do Brasil. As metas estabelecidas pelo governo passaram longe da realidade. Os problemas acumulam- se e faz-se necessário necessária uma reforma urgente no currículo escolar

        As propostas já existentes e defendidas por muitos especialistas da educação podem trazer melhoras, como por exemplo,o ensino médio que poderia ser ampliado para um conteúdo mais técnico e profissionalizante. Dessa forma o aluno poderia escolher as matérias que tem mais afinidade e que futuramente fariam parte de seu trabalho. Constantemente muitos alunos que não pretendem ingressar no ensino superior e querem entrar no mercado de trabalho não têm nenhum tipo de aperfeiçoamento ou profissionalização nas escolas de nível médio.
         Outras intervenções são necessárias, exemplo, aperfeiçoamento dos professores,que em grande parte estão despreparados para as salas de aula e ganham baixos salários. Além do mais,a infraestrutura das escolas que em muitos casos são ruins, não contam com bibliotecas e nem laboratórios. Assim a melhoria da educação brasileira não depende somente da intervenção no currículo escolar. (,) adicionando mais matérias a serem estudadas e  mudar mudando todo o sistema de ensino(.)  é necessário necessária também toda uma mudança nas escolas em geral, decidindo o que será estudado e como será essa aplicação.
          Portanto, os governantes e a sociedade precisam estar atentas atentos à educação e a à necessária mudança que precisa ser feita no currículo escolar, para que possa haver melhorias nos desempenhos dos estudantes e menos desistências por parte destes.

 

Comentários do corretor


Atenção à concordância de gênero (masculino e feminino), de número (singular e plural), ao uso da crase e à pontuação.

O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva e coerente. No entanto é possível fazer uma análise mais abrangente e crítica sobre o assunto.

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 2.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 2.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 7.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente