Topo
pesquisar

Sistema de Seleção Unificada (SiSU)

Enem

Participantes do Enem conseguem vaga em universidades públicas por meio do SiSU
Criado pelo Governo Federal, o sistema é usado também por algumas universidades estaduais.
Criado pelo Governo Federal, o sistema é usado também por algumas universidades estaduais.
PUBLICIDADE

SiSU 1º semestre de 2018
Inscrições: 23 a 26 de janeiro - saiba mais
Resultado: 29 de janeiro
Inscrições lista de espera: 29 de janeiro a 7 de fevereiro
Convocação lista de espera: a partir de 9 de fevereiro

Com a reformulação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em 2009, o Sistema de Seleção Unificada (SiSU) passou a ser um dos principais meios de ingresso nos cursos superiores ofertados em instituições federais. Trata-se de um sistema informatizado, gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC), que seleciona os alunos com base nas notas obtidas no Enem.

Apesar de ser uma iniciativa do Governo Federal, algumas Universidades Estaduais também optaram por utilizar o SiSU como critério de seleção, é o caso da UNEB, UEPB, UEMS, UESC, UENF, UERGS, entre outras. Boa parte das Universidades e Institutos Federais já usam o sistema como único modo de ingresso.

Inscrições

As inscrições para o SiSU são abertas duas vezes por ano, uma em janeiro e a outra em junho. Podem se inscrever estudantes que realizaram as provas do Enem no ano imediatamente anterior ao da candidatura. Por exemplo, um estudante que quer se candidatar em 2018 deve ter feito o Enem no ano de 2017. Além disso, a nota obtida na redação não pode ser zero.

Saiba como funciona o SiSU

O sistema permite duas opções de cursos e o estudante que se enquadrar pode realizar a inscrição dentro do sistema de cotas, previsto pela Lei 12.711/2012 (Lei de Cotas) ou dentro de outras ações afirmativas implementadas pela instituição à qual se candidata. A lista de aprovados é disponibilizado na página do SiSU.

O cronograma de matrícula dos alunos selecionados em 1ª chamada é o mesmo para todas as instituições. Já os candidatos convocados pela lista de espera precisam estar atentos aos prazos estabelecidos pelas instituições.

Números

Com exceção da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) e da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), todas as universidades federais já aderiram ao sistema unificado para selecionar os estudantes.

O primeiro SiSU de 2018 ofereceu 239.601 vagas em 130 instituições de ensino superior públicas. A quantidade de oportunidades abertas pode variar conforme a oferta das universidades participantes.

Artigos de Sistema de Seleção Unificada (SiSU)

BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Enem Brasil Escola