Whatsapp

Sistema de Seleção Unificada (SiSU)

Enem

Participantes do Enem conseguem vaga em universidades públicas por meio do SiSU
Criado pelo Governo Federal, o sistema é usado também por algumas universidades estaduais.
Criado pelo Governo Federal, o sistema é usado também por algumas universidades estaduais.

O Sistema de Seleção Unificada (SiSU) é uma plataforma online do Ministério da Educação (MEC) que seleciona estudantes para instituições públicas de ensino superior por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Atualmente, o SiSU é a principal forma de ingresso nos cursos superiores, substituindo os tradicionais vestibulares.

O MEC realiza duas edições do SiSU por ano, permitindo a inscrição de estudantes que terminaram o ensino médio, fizeram o último Enem e não zeraram a prova de redação.

A edição do primeiro semestre sempre oferece mais vagas que a do segundo. O primeiro SiSU de 2021, por exemplo, ofereceu 206.609 vagas em 5.571 cursos de 109 instituições. Já a edição do segundo semestre ofereceu 62.365 vagas em 1.932 cursos de 70 instituições.

Desde a edição do segundo semestre de 2020, o SiSU oferta vagas em cursos a distância. No entanto, a oferta ainda é baixa.

Datas SiSU 2022/1

Inscrições: 15 a 18 de fevereiro

Resultado: 22 de fevereiro

Manifestações da lista de espera: 22 de fevereiro a 8 de março

Matrícula: 23 de fevereiro a 8 de março

Chamadas da lista de espera: a partir de 10 de março

Universidades participantes

Com poucas exceções, todas as universidades, institutos e centros federais participam do SiSU. Algumas das exceções são a Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), a Universidade de Brasília (UnB) e a Universidade Federal de Rondônia (UNIR).

Apesar de ser uma iniciativa do Governo Federal, algumas Universidades Estaduais também optaram por utilizar o SiSU como critério de seleção. São os casos da UNEB, UEPB, UEMS, UESC, UENF, UERGS, entre outras. Uma faculdade municipal, a de Mogi Guaçu, também está presente no sistema.

Veja todas as instituições que estão no SiSU

Inscrições SiSU

As inscrições para o SiSU são abertas duas vezes por ano, uma logo depois do resultado do Enem, em janeiro ou fevereiro, e a outra em junho. Elas são realizadas pelo site www.sisu.mec.gov.br.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Podem se inscrever no SiSU os estudantes que realizaram as provas do Enem no ano imediatamente anterior ao da candidatura. Por exemplo, um estudante que quer se candidatar em 2022 deve ter feito o Enem 2021. Além disso, a nota obtida na redação não pode ser zero.

Saiba como funciona o SiSU

Cotas no SiSU

As instituições participantes do SiSU levam para o sistema, além das vagas, sua política de cotas. Para as universidades, institutos e centros federais, por exemplo, há a Lei 12.711/2012 (Lei de Cotas), que reserva vagas para estudantes que concluíram todo o ensino médio em escolas públicas. As universidades estaduais e municipais também podem reservar vagas no SiSU, de acordo com as leis do estado ou do município.

A opção por concorrer pelo sistema de cotas é feita no momento da escolha do curso no SiSU. O sistema informa a quantidade de vagas de cada modalidade e os requisitos para concorrer a elas. Os documentos comprobatórios devem ser entregues no momento da matrícula.

Resultado e matrícula

O resultado do SiSU é divulgado no próprio site, onde também são listados os documentos necessários para a matrícula. O período de matrícula é o mesmo para todos os aprovados na chamada regular do SiSU, mas as instituições podem determinar uma escala de matrícula para cada curso.

Lista de espera do SiSU

Os candidatos que não foram aprovados em nenhuma das duas opções de curso podem se inscrever na lista de espera do SiSU. A classificação da lista de espera é enviada às universidades, que a partir dela divulgam as chamadas posteriores em seus sites.

As chamadas da lista de espera são de responsabilidade das próprias instituições, que têm autonomia para determinar a quantidade de chamadas e o cronograma para matrícula. Por isso, os candidatos em lista de espera do SiSU precisam acessar com frequência os sites das universidades.

Assista às nossas videoaulas

Artigos de Sistema de Seleção Unificada (SiSU)

  • Facebook Brasil Escola
  • Instagram Brasil Escola
  • Twitter Brasil Escola
  • Youtube Brasil Escola
  • RSS Brasil Escola
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES