O SiSU, Sistema de Seleção Unificada, é uma plataforma online do Ministério da Educação (MEC) que seleciona estudantes para instituições públicas de ensino superior por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Atualmente, o SiSU é a principal forma de ingresso nos cursos superiores, substituindo os tradicionais vestibulares.
O MEC realiza duas edições do SiSU por ano, permitindo a inscrição de estudantes que terminaram o ensino médio, fizeram o último Enem e não zeraram a prova de redação.
A edição do primeiro semestre de 2023 oferece um total de 226.399 vagas para 6.402 cursos de graduação, em 128 instituições públicas de ensino superior, sendo 63 universidades federais.
Desde a edição do segundo semestre de 2020, o SiSU oferta vagas em cursos a distância. No entanto, a oferta ainda é baixa.
O edital do SiSU 2023/2 pode ser consultado aqui.
Datas SiSU 2023/2
-
Inscrições: 19 a 22 de junho
-
Resultadoo: 27 de junho
-
Matrículas: 29 de junho a 4 de julho
-
Manifestação de interesse na lista de espera - 27 de junho a 4 de julho
Datas SiSU 2023/1
-
Inscrições: 16 a 24 de fevereiro
-
Resultado: 28 de fevereiro
-
Matrículas: 2 a 8 de março
-
Manifestação de interesse na lista de espera: 28 de fevereiro a 8 de março
Confira o edital do SiSU 2023 do primeiro semestre aqui.
Universidades participantes
Com poucas exceções, todas as universidades, institutos e centros federais participam do SiSU. Algumas das exceções são a Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), a Universidade de Brasília (UnB) e a Universidade Federal de Rondônia (UNIR).
Apesar de ser uma iniciativa do Governo Federal, algumas Universidades Estaduais também optaram por utilizar o SiSU como critério de seleção. São os casos da UNEB, UEPB, UEMS, UESC, UENF, UERGS, entre outras. Uma faculdade municipal, a de Mogi Guaçu, também está presente no sistema.
Veja todas as instituições que estão no SiSU
Inscrições SiSU
As inscrições para o SiSU são abertas duas vezes por ano, uma logo depois do resultado do Enem, em janeiro ou fevereiro, e a outra em junho. Elas são realizadas pelo site acessounico.mec.gov.br.
Podem se inscrever no SiSU os estudantes que realizaram as provas do Enem no ano imediatamente anterior ao da candidatura. Por exemplo, um estudante que quer se candidatar em 2023 deve ter feito o Enem 2022. Além disso, a nota obtida na redação não pode ser zero.
Cotas no SiSU
As instituições participantes do SiSU levam para o sistema, além das vagas, sua política de cotas. Para as universidades, institutos e centros federais, por exemplo, há a Lei 12.711/2012 (Lei de Cotas), que reserva vagas para estudantes que concluíram todo o ensino médio em escolas públicas. As universidades estaduais e municipais também podem reservar vagas no SiSU, de acordo com as leis do estado ou do município.
A opção por concorrer pelo sistema de cotas é feita no momento da escolha do curso no SiSU. O sistema informa a quantidade de vagas de cada modalidade e os requisitos para concorrer a elas. Os documentos comprobatórios devem ser entregues no momento da matrícula.
Resultado e matrícula
O resultado do SiSU é divulgado no próprio site, onde também são listados os documentos necessários para a matrícula. O período de matrícula é o mesmo para todos os aprovados na chamada regular do SiSU, mas as instituições podem determinar uma escala de matrícula para cada curso.
Lista de espera do SiSU
Os candidatos que não foram aprovados em nenhuma das duas opções de curso podem se inscrever na lista de espera do SiSU. A classificação da lista de espera é enviada às universidades, que a partir dela divulgam as chamadas posteriores em seus sites.
As chamadas da lista de espera são de responsabilidade das próprias instituições, que têm autonomia para determinar a quantidade de chamadas e o cronograma para matrícula. Por isso, os candidatos em lista de espera do SiSU precisam acessar com frequência os sites das universidades.