O SiSU é o Sistema de Seleção Unificada, um processo seletivo do Ministério da Educação (MEC) que disponibiliza vagas em cursos de instituições do ensino superior público.
A seleção é feita por meio das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Para participar do SiSU, é necessário ter feito a edição mais recente do exame. Por exemplo, a inscrição para o SiSU 2024 é realizada por quem fez as provas do Enem 2023. A participação é totalmente gratuita e feita pela internet.
Confira também: Blog do Vestibular analisa as mudanças do SiSU 2024
Tópicos deste artigo
- 1 - Resumo sobre o SiSU
- 2 - O que é o SiSU?
- 3 - Como funciona o SiSU?
- 4 - Regras do SiSU
- 5 - Notas de corte do SiSU
- 6 - Calendário do SiSU 2024
- 7 - Inscrições para o SiSU 2024
- 8 - Resultado do SiSU 2024
- 9 - Matrículas do SiSU 2024
- 10 - Lista de espera do SiSU
- 11 - Cotas do SiSU
- 12 - Notas do Enem no SiSU
- 13 - Instituições participantes do SiSU
- 14 - Quais os cursos oferecidos pelo SiSU?
- 15 - Diferenças entre SiSU e ProUni
- 16 - Diferenças entre SiSU e Fies
Resumo sobre o SiSU
-
O SiSU é o Sistema de Seleção Unificada, um programa do MEC que disponibiliza vagas no ensino superior público em todas as regiões brasileiras.
-
Para participar é preciso fazer a edição mais recente do Enem, ter concluído o ensino médio e não ter zerado a redação. Candidatos que fizeram o exame na condição de treineiros não poderão se inscrever.
-
A inscrição do SiSU é feita de forma online e gratuita no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. É necessário ter a conta gov.br para se inscrever.
-
O programa reserva metade de suas vagas para estudantes que fizeram o ensino médio na rede pública. Candidatos negros, indígenas, quilombolas, com deficiência e de baixa renda possuem vagas reservadas dentro do sistema de cotas.
-
Ao longo das inscrições, é possível acompanhar a nota de corte de cada curso. Essa nota é a média que o estudante precisa ter para ser aprovado.
-
Os participantes poderão indicar até duas opções de cursos de graduação na inscrição do SiSU. Será possível mudar essas opções até o fim das inscrições do programa.
-
As informações de dias, horários e locais de matrícula do SiSU são definidas pelas universidades participantes dentro do prazo divulgado pelo MEC.
-
Quem não foi aprovado na chamada regular pode participar da lista de espera. Para isso, é necessário manifestar interesse no sistema do SiSU nas datas indicadas para essa etapa.
O que é o SiSU?
O SiSU é uma seleção feita pelo MEC que oferece vagas em cursos de graduação de instituições públicas de ensino superior. Os candidatos ao programa concorrem às oportunidades com as notas da edição mais recente do Enem.
Como funciona o SiSU?
O SiSU é realizado de forma totalmente online e gratuita. A partir de 2024, o programa acontecerá em apenas uma edição ao longo do ano. Isso quer dizer que haverá apenas um prazo de inscrição e não dois como era anteriormente.
Os estudantes têm alguns dias, geralmente quatro, para fazer a inscrição no programa. É possível indicar até duas opções de cursos, que podem ser oferecidos em instituições, cidades e estados diferentes. A alteração das carreiras pode ser feita a qualquer momento e quantas vezes for necessário dentro do prazo de inscrição.
Na plataforma do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, os candidatos fazem a inscrição, mudam as opções de cursos, acessam o resultado da seleção e relação de documentos necessários para a matrícula em caso de aprovação.
São as universidades as responsáveis pela matrícula dos aprovados no SiSU. O prazo de matrículas é definido pelo MEC, porém as instituições divulgam a organização de dias, horários e cursos para a realização do registro acadêmico.
As universidades e institutos públicos devem indicar o interesse, a cada ano, em participar do SiSU. Para isso é aberto um edital específico. Isso quer dizer que as instituições podem mudar a adesão ao programa anualmente.
Algumas universidades que anteriormente aderiram ao programa atualmente não oferecem mais vagas por meio da iniciativa do MEC, mas sim com vestibulares próprios. Porém, isso não quer dizer que deixaram de aceitar o Enem como forma de seleção. A Universidade Federal do Pará (UFPA) é um exemplo de instituição que realiza seu vestibular próprio por meio das notas do Enem e que não participa do SiSU. Para conferir um passo a passo sobre o funcionamento do SiSU, clique aqui.
Regras do SiSU
Confira, abaixo, as regras de participação do SiSU.
Quem pode participar do SiSU?
Pode participar do SiSU, o estudante que atender aos critérios abaixo:
-
ter concluído o ensino médio
-
ter feito as provas do Enem mais recente;
-
não ter zerado a redação do Enem;
Nota mínima para entrar no SiSU
Não há uma nota do Enem mínima para participar do SiSU de forma geral, apenas é exigido que os candidatos não tenham zerado a redação do exame.
Entretanto, as universidades podem definir notas mínimas específicas para cada prova do Enem ou para a média obtida na avaliação.
Primeira e segunda opção do SiSU
Na inscrição do SiSU, o participante deve indicar duas opções de cursos de graduação. O sistema priorizará a primeira opção de curso, ou seja, mesmo que o participante tenha nota suficiente para ser aprovado nas duas opções, ele será aprovado e deve se matricular somente na primeira opção.
Por outro lado, caso não consiga a aprovação na primeira opção, o participante pode se matricular no curso de segunda opção, caso tenha uma nota igual ou superior à nota de corte.
Notas de corte do SiSU
As notas de corte do SiSU são as notas mínimas necessárias para a aprovação nos cursos ofertados dentro do número de vagas disponíveis. Os candidatos podem acompanhar a nota de corte durante o prazo de inscrição da seleção e analisar as suas chances de ser selecionado.
Veja, abaixo, as menores notas de corte de Medicina no SiSU 2023/1:
-
767,83 - Ufersa - Universidade Federal Rural do Semi-Árido
-
778,17 - Unemat - Universidade do Estado do Mato Grosso
-
778,7 - UFRR - Universidade Federal do Rio Grande do Norte
-
779,06 - Uneb - Universidade do Estado da Bahia
-
780,21 - UEFS - Universidade Estadual de Feira de Santana
Confira as maiores notas de corte de Medicina no SiSU 2023/1:
-
923,9 - Unifap - Universidade Federal do Amapá
-
911,64 - Ufam - Universidade Federal do Amazonas
-
909,26 - UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte
-
896,84 - UFR - Universidade Federal de Rondonópolis
-
869,48 - UFPB - Universidade Federal da Paraíba
Algumas universidades aplicam bônus à nota de estudantes que concluíram os estudos na rede estadual pública.
Calendário do SiSU 2024
Confira o calendário do SiSU 2024:
-
Inscrições: 22 a 25 de janeiro.
-
Resultado: 31 de janeiro.
-
Matrículas: 2 a 7 de fevereiro.
-
Manifestação de interesse pela lista de espera: 31 de janeiro a 7 de fevereiro.
Inscrições para o SiSU 2024
As inscrições para o SiSU 2024 podem ser feitas entre os dias 22 e 25 de janeiro. O procedimento é realizado totalmente pela internet de forma gratuita.
Como se inscrever no SiSU?
Os interessados deverão se inscrever no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior com os dados de acesso da conta gov.br. Este é o login único dos serviços digitais do governo federal, o qual também é utilizado para a inscrição e acessar informações sobre o Enem.
Veja o passo a passo de como se inscrever no SiSU:
1) Acesse a página do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior e clique no botão azul de inscrição (disponível no cronograma).
2) Pesquise o seu curso por cidade e instituição de ensino. Nesse momento é possível consultar a quantidade de vagas disponíveis para a ampla concorrência e cotas.
3) Selecione a modalidade de concorrência. O candidato pode optar pela ampla concorrência ou pelas cotas.
4) Verifique a relação de documentos necessários para fazer a matrícula. Lembrando que se o estudante optar por algum tipo de cota, é necessário apresentar documentação específica que comprove as informações prestadas na inscrição.
Resultado do SiSU 2024
O resultado do SiSU 2024 será divulgado no dia 30 de janeiro. Os candidatos poderão acessar a informação sobre sua classificação pela internet, no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.
Matrículas do SiSU 2024
As matrículas do SiSU 2024 serão feitas entre os dias 1º e 7 de fevereiro. Os candidatos aprovados devem acompanhar os canais oficiais de comunicação das universidades para saberem os dias e horários do registro acadêmico de seus cursos.
Lista de espera do SiSU
A lista de espera do SiSU é uma oportunidade para quem não foi aprovado na chamada regular poder concorrer novamente às vagas do programa.
Quando o resultado da seleção é informado, o MEC abre o prazo para que os participantes não selecionados, se desejarem, manifestem interesse na lista de espera.
A convocação dos aprovados na lista de espera fica sob responsabilidade das instituições de ensino superior participantes. Isso quer dizer que os candidatos deverão acompanhar nos meios oficias de comunicação dessas universidades a divulgação desse resultado e demais informes sobre a etapa.
Para saber mais sobre a lista de espera, clique aqui.
Cotas do SiSU
As cotas do SiSU são oferecidas conforme a Lei de Cotas (nº 12.711/2012). A lei federal define que 50% das vagas do ensino superior público devem ser reservadas a estudantes que concluíram seus estudos na rede pública.
Dentro das vagas de cotas, candidatos pertencentes a grupos e condições específicas possuem oportunidades reservadas. Entre aqueles que fizeram o ensino médio em escolas públicas, podem concorrer às cotas os estudantes:
-
pretos;
-
pardos;
-
indígenas;
-
quilombolas;
-
com deficiência;
-
de baixa renda (com renda familiar mensal de até um salário mínimo por pessoa).
Em novembro de 2023, foi sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva a atualização da Lei de Cotas. Com isso, a partir de 2024, tanto o SiSU quanto as próprias universidades devem atender às mudanças ocorridas na legislação.
Entre as mudanças está a seleção dos candidatos, em um primeiro momento, dentro das vagas de ampla concorrência. Isso quer dizer, que mesmo se o estudante se enquadrar e se inscrever pelas cotas, caso sua nota for suficiente para entrar pela ampla concorrência, ele será selecionado para essa modalidade. E se a nota não for suficiente, os estudantes inscritos pelas cotas concorrerão às vagas reservadas para as condições declaradas no momento da inscrição.
Os cotistas deverão apresentar documentação específica e exigida pelas instituições para comprovar as condições declaradas na inscrição do SiSU.
No caso das cotas raciais, as universidades podem convocar esses candidatos para participarem das bancas de heteroidentificação.
Notas do Enem no SiSU
As notas do Enem são utilizadas como seleção para as vagas disponibilizadas no SiSU. Cada instituição define a relação dos pesos das notas de acordo com o curso. Isso quer dizer que a nota do Enem pode mudar a depender do curso de escolha, já que os pesos definidos por cada universidade interferem no desempenho.
Por exemplo, um curso da área de Ciências Exatas pode ter um peso maior nas notas das provas de Ciências Exatas e de Matemática.
Confira, abaixo, a relação dos pesos das notas do curso de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro (URFJ) no SiSU 2024:
-
Redação: peso 4.
-
Ciências da Natureza e suas Tecnologias: peso 4.
-
Ciências Humanas e suas Tecnologias: peso 1.
-
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: peso 2.
-
Matemática e suas Tecnologias: peso 2.
Para calcular a nota do Enem no SiSU, somam-se as notas das cinco provas multiplicadas pelo valor do peso estabelecido para cada área. Por fim, basta dividir o valor total obtido pela soma dos pesos.
O Brasil Escola conta com uma ferramenta para calcular a média do Enem com os pesos. Para acessar, clique aqui!
Instituições participantes do SiSU
Veja, abaixo, a relação das instituições participantes no SiSU por região brasileira:
Nordeste
-
UFPB - Universidade Federal da Paraíba
-
UEPB - Universidade Estadual da Paraíba
-
UFS - Universidade Federal do Sergipe
-
UFBA - Universidade Federal da Bahia
-
Ufal - Universidade Federal de Alagoas
-
Uneal - Universidade Estadual de Alagoas
-
Uncisal - Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas
-
Ifal - Instituto Federal de Alagoas
-
UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte
-
UFRB - Universidade Federal do Recôncavo Baiano
-
UESB - Universidade Estadual do Sudoeste Baiano
-
UFPI - Universidade Federal do Piauí
-
UFPE - Universidade Federal do Pernambuco
Sudeste
-
UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
-
Ufes - Universidade Federal do Espírito Santo
-
IFES - Instituto Federal do Espírito Santo
-
UFV - Universidade Federal de Viçosa
-
UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto
-
UFLA - Universidade Federal de Lavras
Centro-Oeste
-
UFG - Universidade Federal de Goiás
-
UFMS - Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
-
UFMT - Universidade Federal do Mato Grosso
-
UEMS - Universidade Estadual do Mato Grosso
Norte
-
UFRR - Universidade Federal de Roraima
-
UFAM - Universidade Federal do Amazonas
-
IFAM - Instituto Federal do Amazonas
-
IFAP - Instituto Federal do Amapá
-
UFRR - Universidade Federal de Roraima
Sul
-
UFSM - Universidade Federal de Santa Maria
-
UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Quais os cursos oferecidos pelo SiSU?
O SiSU oferece vagas em diversos cursos de graduação de diferentes áreas do conhecimento.
Veja algumas carreiras disponíveis no programa:
-
Administração
-
Arquitetura e Urbanismo
-
Artes Visuais
-
Biomedicina
-
Ciências Contábeis
-
Ciências da Computação
-
Design Gráfico
-
Design de Interiores
-
Enfermagem
-
Engenharia Civil
-
Engenharia da Computação
-
Engenharia de Produção
-
História
-
Letras
-
Medicina
-
Medicina Veterinária
Diferenças entre SiSU e ProUni
Enquanto o SiSU oferece vagas na educação pública superior, o Programa Universidade para Todos (ProUni) disponibiliza bolsas de estudo (integrais e parciais) em cursos de faculdades particulares.
É possível se inscrever, em uma mesma edição, tanto para o SiSU quanto para o ProUni, desde que os critérios sejam atendidos. Porém, caso aprovado nos dois programas, é necessário que o estudante escolha uma das vagas.
Bolsistas do ProUni podem se inscrever no SiSU. O que não é permitido é se matricular em uma universidade pública e utilizar o benefício da bolsa do ProUni de forma simultânea.
Diferenças entre SiSU e Fies
Diferentemente do SiSU, o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) concede financiamento para o pagamento de mensalidades das graduações do ensino superior privado.
Para participar do Fies, os estudantes podem utilizar notas de edições anteriores do Enem, não somente a mais recente. São aceitos os desempenhos desde a edição de 2010 do exame.