Sistema de Seleção Unificada (SiSU)

O Sistema de Seleção Unificada (SiSU) é um programa do Ministério da Educação (MEC) que oferece vagas em graduações da educação pública por meio do Enem.
Foto com efeito transparente de estudantes ao fundo, logomarca do SiSU em primeiro plano. Texto explica o que é o SiSU.
O SiSU utiliza as notas do Enem mais recente como forma de seleção.

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O SiSU é o Sistema de Seleção Unificada, um processo seletivo do Ministério da Educação (MEC) que disponibiliza vagas em cursos de instituições do ensino superior público.

A seleção é feita por meio das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Para participar do SiSU, é necessário ter feito a edição mais recente do exame. Por exemplo, a inscrição para o SiSU 2024 é realizada por quem fez as provas do Enem 2023. A participação é totalmente gratuita e feita pela internet.

Confira também: Blog do Vestibular analisa as mudanças do SiSU 2024

Tópicos deste artigo

Resumo sobre o SiSU

  • O SiSU é o Sistema de Seleção Unificada, um programa do MEC que disponibiliza vagas no ensino superior público em todas as regiões brasileiras.

  • Para participar é preciso fazer a edição mais recente do Enem, ter concluído o ensino médio e não ter zerado a redação. Candidatos que fizeram o exame na condição de treineiros não poderão se inscrever.

  • A inscrição do SiSU é feita de forma online e gratuita no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. É necessário ter a conta gov.br para se inscrever. 

  • O programa reserva metade de suas vagas para estudantes que fizeram o ensino médio na rede pública. Candidatos negros, indígenas, quilombolas, com deficiência e de baixa renda possuem vagas reservadas dentro do sistema de cotas.

  • Ao longo das inscrições, é possível acompanhar a nota de corte de cada curso. Essa nota é a média que o estudante precisa ter para ser aprovado. 

  • Os participantes poderão indicar até duas opções de cursos de graduação na inscrição do SiSU. Será possível mudar essas opções até o fim das inscrições do programa. 

  • As informações de dias, horários e locais de matrícula do SiSU são definidas pelas universidades participantes dentro do prazo divulgado pelo MEC.

  • Quem não foi aprovado na chamada regular pode participar da lista de espera. Para isso, é necessário manifestar interesse no sistema do SiSU nas datas indicadas para essa etapa. 

O que é o SiSU?

O SiSU é  uma seleção feita pelo MEC que oferece vagas em cursos de graduação de instituições públicas de ensino superior. Os candidatos ao programa concorrem às oportunidades com as notas da edição mais recente do Enem. 

Como funciona o SiSU?

O SiSU é realizado de forma totalmente online e gratuita. A partir de 2024, o programa acontecerá em apenas uma edição ao longo do ano. Isso quer dizer que haverá apenas um prazo de inscrição e não dois como era anteriormente.

Os estudantes têm alguns dias, geralmente quatro, para fazer a inscrição no programa. É possível indicar até duas opções de cursos, que podem ser oferecidos em instituições, cidades e estados diferentes. A alteração das carreiras pode ser feita a qualquer momento e quantas vezes for necessário dentro do prazo de inscrição. 

Infográfico com ilustrações de estudante no computador e tela. Texto explica como funciona o SiSU.
Os candidatos aprovados no SiSU devem fazer a matrícula para garantir a vaga.

Na plataforma do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, os candidatos fazem a inscrição, mudam as opções de cursos, acessam o resultado da seleção e relação de documentos necessários para a matrícula em caso de aprovação.

São as universidades as responsáveis pela matrícula dos aprovados no SiSU. O prazo de matrículas é definido pelo MEC, porém as instituições divulgam a organização de dias, horários e cursos para a realização do registro acadêmico. 

As universidades e institutos públicos devem indicar o interesse, a cada ano, em participar do SiSU. Para isso é aberto um edital específico. Isso quer dizer que as instituições podem mudar a adesão ao programa anualmente. 

Algumas universidades que anteriormente aderiram ao programa atualmente não oferecem mais vagas por meio da iniciativa do MEC, mas sim com vestibulares próprios. Porém, isso não quer dizer que deixaram de aceitar o Enem como forma de seleção. A Universidade Federal do Pará (UFPA) é um exemplo de instituição que realiza seu vestibular próprio por meio das notas do Enem e que não participa do SiSU. Para conferir um passo a passo sobre o funcionamento do SiSU, clique aqui

Regras do SiSU

Confira, abaixo, as regras de participação do SiSU.

Quem pode participar do SiSU?

Pode participar do SiSU, o estudante que atender aos critérios abaixo:

  • ter concluído o ensino médio

  • ter feito as provas do Enem mais recente;

  • não ter zerado a redação do Enem;

Nota mínima para entrar no SiSU

Não há uma nota do Enem mínima para participar do SiSU de forma geral, apenas é exigido que os candidatos não tenham zerado a redação do exame.

Entretanto, as universidades podem definir notas mínimas específicas para cada prova do Enem ou para a média obtida na avaliação. 

Primeira e segunda opção do SiSU

Na inscrição do SiSU, o participante deve indicar duas opções de cursos de graduação. O sistema priorizará a primeira opção de curso, ou seja, mesmo que o participante tenha nota suficiente para ser aprovado nas duas opções, ele será aprovado e deve se matricular somente na primeira opção.

Por outro lado, caso não consiga a aprovação na primeira opção, o participante pode se matricular no curso de segunda opção, caso  tenha uma nota igual ou superior à nota de corte.

Notas de corte do SiSU 

As notas de corte do SiSU são as notas mínimas necessárias para a aprovação nos cursos ofertados dentro do número de vagas disponíveis. Os candidatos podem acompanhar a nota de corte durante o prazo de inscrição da seleção e analisar as suas chances de ser selecionado.

Veja, abaixo, as menores notas de corte de Medicina no SiSU 2023/1:

  • 767,83 - Ufersa - Universidade Federal Rural do Semi-Árido

  • 778,17 - Unemat - Universidade do Estado do Mato Grosso

  • 778,7 - UFRR - Universidade Federal do Rio Grande do Norte 

  • 779,06 - Uneb - Universidade do Estado da Bahia

  • 780,21 - UEFS - Universidade Estadual de Feira de Santana

Confira as maiores notas de corte de Medicina no SiSU 2023/1:

  • 923,9 - Unifap - Universidade Federal do Amapá

  • 911,64 - Ufam - Universidade Federal do Amazonas

  • 909,26 - UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte

  • 896,84 - UFR - Universidade Federal de Rondonópolis

  • 869,48 - UFPB - Universidade Federal da Paraíba

Algumas universidades aplicam bônus à nota de estudantes que concluíram os estudos na rede estadual pública.

Calendário do SiSU 2024

Confira o calendário do SiSU 2024:

  • Inscrições: 22 a 25 de janeiro.

  • Resultado: 31 de janeiro.

  • Matrículas: 2 a 7 de fevereiro.

  • Manifestação de interesse pela lista de espera: 31 de janeiro a 7 de fevereiro.

Inscrições para o SiSU 2024

As inscrições para o SiSU 2024 podem ser feitas entre os dias 22 e 25 de janeiro. O procedimento é realizado totalmente pela internet de forma gratuita.

Como se inscrever no SiSU?

Os interessados deverão se inscrever no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior com os dados de acesso da conta gov.br. Este é o login único dos serviços digitais do governo federal, o qual também é utilizado para a inscrição e acessar informações sobre o Enem. 

Veja o passo a passo de como se inscrever no SiSU:

1) Acesse a página do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior e clique no botão azul de inscrição (disponível no cronograma).

Print da tela mostra o site de inscrição do SiSU com o cronograma da seleção.
Página inicial do SiSU no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

    2) Pesquise o seu curso por cidade e instituição de ensino. Nesse momento é possível consultar a quantidade de vagas disponíveis para a ampla concorrência e cotas.

Print da tela mostra página com as opções de cursos na inscrição do SiSU.
Candidatos podem escolher até duas opções de cursos no SiSU.

    3) Selecione a modalidade de concorrência. O candidato pode optar pela ampla concorrência ou pelas cotas. 

Print da tela mostra página da inscrição do SiSU com as modalidades de concorrência.
O SiSU conta com a modalidade de ampla concorrência, Lei Federal de Cotas e ações afirmativas das próprias universidades.

    4) Verifique a relação de documentos necessários para fazer a matrícula. Lembrando que se o estudante optar por algum tipo de cota, é necessário apresentar documentação específica que comprove as informações prestadas na inscrição. 

Print da tela mostra página  da inscrição do SiSU com as modalidades de concorrência.
O SiSU conta com a modalidade de ampla concorrência, Lei Federal de Cotas e ações afirmativas das próprias universidades.

Resultado do SiSU 2024

O resultado do SiSU 2024 será divulgado no dia 30 de janeiro. Os candidatos poderão acessar a informação sobre sua classificação pela internet, no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

Matrículas do SiSU 2024

As matrículas do SiSU 2024 serão feitas entre os dias 1º e 7 de fevereiro. Os candidatos aprovados devem acompanhar os canais oficiais de comunicação das universidades para saberem os dias e horários do registro acadêmico de seus cursos. 

Lista de espera do SiSU

A lista de espera do SiSU é uma oportunidade para quem não foi aprovado na chamada regular poder concorrer novamente às vagas do programa. 

Quando o resultado da seleção é informado, o MEC abre o prazo para que os participantes não selecionados, se desejarem, manifestem interesse na lista de espera.

A convocação dos aprovados na lista de espera fica sob responsabilidade das instituições de ensino superior participantes. Isso quer dizer que os candidatos deverão acompanhar nos meios oficias de comunicação dessas universidades a divulgação desse resultado e demais informes sobre a etapa.

Para saber mais sobre a lista de espera, clique aqui.

Cotas do SiSU

As cotas do SiSU são oferecidas conforme a Lei de Cotas (nº 12.711/2012). A lei federal define que 50% das vagas do ensino superior público devem ser reservadas a estudantes que concluíram seus estudos na rede pública.

Dentro das vagas de cotas, candidatos pertencentes a grupos e condições específicas possuem oportunidades reservadas. Entre aqueles que fizeram o ensino médio em escolas públicas, podem concorrer às cotas os estudantes:

  • pretos;

  • pardos;

  • indígenas;

  • quilombolas;

  • com deficiência;

  • de baixa renda (com renda familiar mensal de até um salário mínimo por pessoa).

Em novembro de 2023, foi sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva a atualização da Lei de Cotas. Com isso, a partir de 2024, tanto o SiSU quanto as próprias universidades devem atender às mudanças ocorridas na legislação.

Entre as mudanças está a seleção dos candidatos, em um primeiro momento, dentro das vagas de ampla concorrência. Isso quer dizer, que mesmo se o estudante se enquadrar e se inscrever pelas cotas, caso sua nota for suficiente para entrar pela ampla concorrência, ele será selecionado para essa modalidade. E se a nota não for suficiente, os estudantes inscritos pelas cotas concorrerão às vagas reservadas para as condições declaradas no momento da inscrição.

Os cotistas deverão apresentar documentação específica e exigida pelas instituições para comprovar as condições declaradas na inscrição do SiSU.

No caso das cotas raciais, as universidades podem convocar esses candidatos para participarem das bancas de heteroidentificação.

Notas do Enem no SiSU

As notas do Enem são utilizadas como seleção para as vagas disponibilizadas no SiSU. Cada instituição define a relação dos pesos das notas de acordo com o curso. Isso quer dizer que a nota do Enem pode mudar a depender do curso de escolha, já que os pesos definidos por cada universidade interferem no desempenho.

Por exemplo, um curso da área de Ciências Exatas pode ter um peso maior nas notas das provas de Ciências Exatas e de Matemática.

Confira, abaixo, a relação dos pesos das notas do curso de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro (URFJ) no SiSU 2024:

  • Redação: peso 4.

  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias: peso 4.

  • Ciências Humanas e suas Tecnologias: peso 1.

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: peso 2.

  • Matemática e suas Tecnologias: peso 2.

Para calcular a nota do Enem no SiSU, somam-se as notas das cinco provas multiplicadas pelo valor do peso estabelecido para cada área. Por fim, basta dividir o valor total obtido pela soma dos pesos.

O Brasil Escola conta com uma ferramenta para calcular a média do Enem com os pesos. Para acessar, clique aqui!

Instituições participantes do SiSU

Veja, abaixo, a relação das instituições participantes no SiSU por região brasileira:

Nordeste

  • UFPB - Universidade Federal da Paraíba

  • UEPB - Universidade Estadual da Paraíba

  • UFS - Universidade Federal do Sergipe

  • UFBA - Universidade Federal da Bahia

  • Ufal - Universidade Federal de Alagoas

  • Uneal - Universidade Estadual de Alagoas 

  • Uncisal - Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas 

  • Ifal - Instituto Federal de Alagoas

  • UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte

  • UFRB  - Universidade Federal do Recôncavo Baiano

  • UESB - Universidade Estadual do Sudoeste Baiano

  • UFPI - Universidade Federal do Piauí

  • UFPE - Universidade Federal do Pernambuco

Vista área do campus da UFPB
A UFPB é uma das instituições com maior oferta de vagas pelo SiSU 2024, ao todo são 7.750 vagas.
Crédito: Divulgação / UFPB.

Sudeste

  • UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro

  • Ufes - Universidade Federal do Espírito Santo

  • IFES - Instituto Federal do Espírito Santo 

  • UFV - Universidade Federal de Viçosa

  • UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto

  • UFLA - Universidade Federal de Lavras 

Centro-Oeste

  • UFG -  Universidade Federal de Goiás

  • UFMS -  Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

  • UFMT -  Universidade Federal do Mato Grosso

  • UEMS - Universidade Estadual do Mato Grosso 

Norte

  • UFRR - Universidade Federal de Roraima

  • UFAM - Universidade Federal do Amazonas 

  • IFAM - Instituto Federal do Amazonas 

  • IFAP - Instituto Federal do Amapá

  • UFRR - Universidade Federal de Roraima

Sul

  • UFSM - Universidade Federal de Santa Maria

  • UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Quais os cursos oferecidos pelo SiSU?

O SiSU oferece vagas em diversos cursos de graduação de diferentes áreas do conhecimento. 

Estudantes de Medicina com jalecos
Medicina é o curso mais concorrido do SiSU, com as maiores notas de corte.
Crédito: Shutterstock. 

Veja algumas carreiras disponíveis no programa:

  • Administração

  • Arquitetura e Urbanismo

  • Artes Visuais

  • Biomedicina

  • Ciências Contábeis

  • Ciências da Computação

  • Design Gráfico

  • Design de Interiores

  • Enfermagem

  • Engenharia Civil

  • Engenharia da Computação

  • Engenharia de Produção

  • História

  • Letras

  • Medicina

  • Medicina Veterinária

Diferenças entre SiSU e ProUni

Enquanto o SiSU oferece vagas na educação pública superior, o Programa Universidade para Todos (ProUni) disponibiliza bolsas de estudo (integrais e parciais) em cursos de faculdades particulares. 

É possível se inscrever, em uma mesma edição, tanto para o SiSU quanto para o ProUni, desde que os critérios sejam atendidos. Porém, caso aprovado nos dois programas, é necessário que o estudante escolha uma das vagas. 

Bolsistas do ProUni podem se inscrever no SiSU. O que não é permitido é se matricular em uma universidade pública e utilizar o benefício da bolsa do ProUni de forma simultânea. 

Diferenças entre SiSU e Fies

Diferentemente do SiSU, o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) concede financiamento para o pagamento de mensalidades das graduações do ensino superior privado.

Para participar do Fies, os estudantes podem utilizar notas de edições anteriores do Enem, não somente a mais recente. São aceitos os desempenhos desde a edição de 2010 do exame. 

Vídeo com as diferenças entre SiSU, Fies e ProUni

Assista às nossas videoaulas

Artigos de Sistema de Seleção Unificada (SiSU)


Foto com efeito transparente de estudantes ao fundo, logomarca do SiSU em primeiro plano. Texto explica o que é o SiSU.
Como funciona o SiSU
Saiba passo a passo como utilizar o Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2024, como funciona, as...
Foto com efeito transparente de estudantes ao fundo, logomarca do SiSU em primeiro plano. Texto explica o que é o SiSU.
Cotas do SiSU
Fique por dentro de como funcionam as cotas no SiSU, o Sistema de Seleção Unificada (SiSU). Saiba...
Foto com efeito transparente de estudantes ao fundo, logomarca do SiSU em primeiro plano. Texto explica o que é o SiSU.
Lista de espera do SiSU
Clique aqui e saiba como funciona a lista de espera do SiSU. Quem pode participar, como se...
Foto com efeito transparente de estudantes ao fundo, logomarca do SiSU em primeiro plano. Texto explica o que é o SiSU.
Não passei no SiSU, e agora?
Os estudantes que fizeram o Enem, mas não passaram no SiSU, podem buscar alternativas de acesso ao...
Foto com efeito transparente de estudantes ao fundo, logomarca do SiSU em primeiro plano. Texto explica o que é o SiSU.
Nota de corte Medicina no SiSU
Saiba o que é nota de corte do curso de Medicina no SiSU. Confira as maiores e as menores notas de...
Foto com efeito transparente de estudantes ao fundo, logomarca do SiSU em primeiro plano. Texto explica o que é o SiSU.
O que é a nota de corte do SiSU?
Confira tudo sobre a nota de corte do SiSU, para que serve e qual a importância na seleção de...
Foto com efeito transparente de estudantes ao fundo, logomarca do SiSU em primeiro plano. Texto explica o que é o SiSU.
O que é o Sisutec?
O MEC criou um sistema para o acesso às vagas dos cursos técnicos com base nas notas do Enem....
Foto com efeito transparente de estudantes ao fundo, logomarca do SiSU em primeiro plano. Texto explica o que é o SiSU.
Por que alguns cursos não estão no SiSU?
Alguns cursos não contam com oferta de vagas no SiSU. Entenda o motivo.
Foto com efeito transparente de estudantes ao fundo, logomarca do SiSU em primeiro plano. Texto explica o que é o SiSU.
SiSU 2023
Saiba tudo sobre as datas, inscrições, vagas e resultado do SiSU 2023. Sistema vai usar as notas...
Foto com efeito transparente de estudantes ao fundo, logomarca do SiSU em primeiro plano. Texto explica o que é o SiSU.
SiSU 2024
Saiba tudo sobre as datas, inscrição, vagas e resultado do SiSU 2024. Processo seletivo utiliza...
Foto com efeito transparente de estudantes ao fundo, logomarca do SiSU em primeiro plano. Texto explica o que é o SiSU.
SiSU na FURG
Veja como usar o Enem para entrar na Universidade Federal do Rio Grande. As vagas da FURG no SiSU,...
Foto com efeito transparente de estudantes ao fundo, logomarca do SiSU em primeiro plano. Texto explica o que é o SiSU.
SiSU na UEMG
Veja informações sobre a oferta de vagas e cursos da UEMG no SiSU. Saiba também como funcionam...
Foto com efeito transparente de estudantes ao fundo, logomarca do SiSU em primeiro plano. Texto explica o que é o SiSU.
SiSU na UESPI
Entenda como utilizar a nota do Enem para entrar na UESPI, que oferece vagas pelo SiSU. Saiba...
Foto com efeito transparente de estudantes ao fundo, logomarca do SiSU em primeiro plano. Texto explica o que é o SiSU.
SiSU na UFAL
Saiba como usar a nota do Enem para entrar na UFAL. SiSU é responsável pelo ingresso de quase...
Foto com efeito transparente de estudantes ao fundo, logomarca do SiSU em primeiro plano. Texto explica o que é o SiSU.
SiSU na UFBA
Veja como é feita a seleção pelo SiSU na UFBA. Entenda como são divididas as vagas, como...
Foto com efeito transparente de estudantes ao fundo, logomarca do SiSU em primeiro plano. Texto explica o que é o SiSU.
SISU na UFC
Saiba como usar o Enem para entrar na UFC. Universidade Federal do Ceará participa do SiSU desde...
Foto com efeito transparente de estudantes ao fundo, logomarca do SiSU em primeiro plano. Texto explica o que é o SiSU.
SiSU na UFCG
Saiba como usar o Enem para entrar na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Como funciona...
Foto com efeito transparente de estudantes ao fundo, logomarca do SiSU em primeiro plano. Texto explica o que é o SiSU.
SiSU na UFES
Veja como a UFES seleciona os estudantes pelo SiSU e como é feita a distribuição de vagas....
Foto com efeito transparente de estudantes ao fundo, logomarca do SiSU em primeiro plano. Texto explica o que é o SiSU.
SiSU na UFF
Veja como a UFF seleciona seus candidatos pelo SiSU e saiba quais as notas mínimas e pesos...
Foto com efeito transparente de estudantes ao fundo, logomarca do SiSU em primeiro plano. Texto explica o que é o SiSU.
SiSU na UFG
Entenda como usar as notas do Enem para entrar na UFG. Universidade Federal de Goiás aderiu ao...
Foto com efeito transparente de estudantes ao fundo, logomarca do SiSU em primeiro plano. Texto explica o que é o SiSU.
SiSU na UFMG
Saiba como usar a nota do Enem para entrar na UFMG. SiSU é responsável pelo ingresso de quase...
Foto com efeito transparente de estudantes ao fundo, logomarca do SiSU em primeiro plano. Texto explica o que é o SiSU.
SiSU na UFMT
As vagas oferecidas pela UFMT no SiSU estão distribuídas em 115 cursos de graduação nas áreas...
Foto com efeito transparente de estudantes ao fundo, logomarca do SiSU em primeiro plano. Texto explica o que é o SiSU.
SiSU na UFPB
Saiba como utilizar as notas do Enem para entrar na UFPB. Quais cursos da UFPB estão no SiSU, como...
Foto com efeito transparente de estudantes ao fundo, logomarca do SiSU em primeiro plano. Texto explica o que é o SiSU.
SiSU na UFPE
Confira mais sobre a oferta de vagas da UFPE no SiSU. Veja também como funcionam as cotas e o...
Foto com efeito transparente de estudantes ao fundo, logomarca do SiSU em primeiro plano. Texto explica o que é o SiSU.
SiSU na UFPel
Entenda como entrar na Universidade Federal de Pelotas pelo SiSU. As vagas, cotas e notas mínimas...
Foto com efeito transparente de estudantes ao fundo, logomarca do SiSU em primeiro plano. Texto explica o que é o SiSU.
SiSU na UFPI
Saiba como a UFPI seleciona seus estudantes por meio da nota do Enem. Veja as vagas da UFPI no...
Foto com efeito transparente de estudantes ao fundo, logomarca do SiSU em primeiro plano. Texto explica o que é o SiSU.
SiSU na UFRJ
Veja detalhes sobre a oferta de vagas e cursos da UFRJ no SiSU. Confira também como funcionam as...
Foto com efeito transparente de estudantes ao fundo, logomarca do SiSU em primeiro plano. Texto explica o que é o SiSU.
SiSU na UFRN
Saiba como usar o Enem para entrar na UFRN através do SiSU. Saiba quais as exigências da...
Foto com efeito transparente de estudantes ao fundo, logomarca do SiSU em primeiro plano. Texto explica o que é o SiSU.
SiSU na UFRPE
Entenda como a UFRPE seleciona os candidatos pelo SiSU e saiba quais as notas mínimas e pesos para...
Foto com efeito transparente de estudantes ao fundo, logomarca do SiSU em primeiro plano. Texto explica o que é o SiSU.
SiSU na UFS
Confira informações sobre a oferta de vagas e cursos da UFS no SiSU. Veja também como funcionam...
Foto com efeito transparente de estudantes ao fundo, logomarca do SiSU em primeiro plano. Texto explica o que é o SiSU.
SiSU na UFSCar
Saiba como é o SiSU na UFSCar e prepara-se para o ingresso nos cursos superiores da Universidade...
Foto com efeito transparente de estudantes ao fundo, logomarca do SiSU em primeiro plano. Texto explica o que é o SiSU.
SiSU na UFSM
Saiba como utilizar a nota do Enem para entrar na UFSM, que oferece vagas pelo SiSU. Saiba também...
Foto com efeito transparente de estudantes ao fundo, logomarca do SiSU em primeiro plano. Texto explica o que é o SiSU.
SiSU na UFU
Entenda quais são os critérios de seleção da UFU no SiSU e conheça os cursos com as maiores...
Foto com efeito transparente de estudantes ao fundo, logomarca do SiSU em primeiro plano. Texto explica o que é o SiSU.
SiSU na UFV
Veja como é o SiSU na Universidade Federal de Viçosa. Seleção utiliza o Enem para preenchimento...
Foto com efeito transparente de estudantes ao fundo, logomarca do SiSU em primeiro plano. Texto explica o que é o SiSU.
SiSU na Unifesp
Veja detalhes sobre a oferta de vagas e cursos da Unifesp no SiSU. Confira também como funcionam...
Foto com efeito transparente de estudantes ao fundo, logomarca do SiSU em primeiro plano. Texto explica o que é o SiSU.
SiSU na Unipampa
Veja como é a participação da Unipampa no SiSU. Saiba a oferta de vagas e locais que...
Foto com efeito transparente de estudantes ao fundo, logomarca do SiSU em primeiro plano. Texto explica o que é o SiSU.
SiSU na Univasf
Confira mais sobre a oferta de vagas da Univasf no SiSU. Veja também como funcionam as cotas,...
Foto com efeito transparente de estudantes ao fundo, logomarca do SiSU em primeiro plano. Texto explica o que é o SiSU.
SiSU na UTFPR
Saiba como utilizar as notas do Enem para entrar na UTFPR. Como se inscrever no SiSU, as vagas e...
Foto com efeito transparente de estudantes ao fundo, logomarca do SiSU em primeiro plano. Texto explica o que é o SiSU.
SiSU no IFCE
Veja quais os critérios de seleção do IFCE no SiSU e saiba todas as informações para...
Foto com efeito transparente de estudantes ao fundo, logomarca do SiSU em primeiro plano. Texto explica o que é o SiSU.
SiSU no IFSP
Veja detalhes sobre a oferta de vagas e cursos do IFSP no SiSU. Confira também como funcionam as...

Canais de Sistema de Seleção Unificada (SiSU)