Segundo Augusto Cury, toda mente é um cofre, e por isso não existe mentes impenetráveis mas na verdade, “chaves” incorretas. Por esse motivo a forma com que é ensinado e abordado são ensinados e abordados os conteúdos se mostra de grande importância no aprendizado. Sendo assim(,) faz-se necessário necessária a implantação de novos métodos de ensinos, inibindo o método “conteudista invariável” e assim focar principalmente na formação humanística.
O método de ensino “conteudista invariável” é indispensável na formação de “repetidores de informações”, pois focaliza na memorização dos assuntos abordados. Porém, na formação de verdadeiros pensadores deve se deve-se extinguir esse método, implantando outros métodos que abordem os conteúdos de forma lúdica e diferenciada, através de pesquisas sociais, debates e a inserção dos conteúdos no cotidiano através de práticas sociais, havendo assim, um foco ainda maior na formação humanística.
Outro ponto consideravelmente relevante é a evasão escolar. Segundo dados da do PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento), ¼ dos estudantes abandonam as escolas sem sequer concluir o ensino fundamental. Isso mostra a ineficiência e ineficácia do método de ensino no aspecto de atrair e manter os alunos interessados e focados nos seus estudos. Desse modo, é bastante válido “dinamizar” a abordagem dos conteúdos, tornando-os mais atraentes, trazendo-os para a realidade de vida, dessa forma a relação entre aluno-escola tornar-se-á mais estreita.
Contudo, são inúmeros os pontos desfavoráveis a esse método citado. Por isso necessita deve haver a erradicação desse método. Havendo portanto, e a implantação de métodos que “dinamizem” a abordagem dos temas, através da interação direta com os assuntos, tornando-os mais atraentes. Sendo assim (a evasão escolar), diminuirá efetivamente a evasão escolar. Outro ponto favorável à implantação dos métodos supracitados, é que através das práticas sociais, deverá se formar ser formados não só verdadeiros pensadores, mas sobretudo seres humanos melhores.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, à concordância de número (singular e plural) e de gênero (masculino e feminino), à objetividade e à coesão nas frases.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, coerente e crítica.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 8 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |