A educação é algo de extrema importância para a vida em sociedade, mas essa educação que crianças e adolescentes têm acesso nas escolas públicas brasileiras deixam a desejar, pois não se conhece os princípios morais e éticos, também não aprendem sobre política, para saberem de fato o que é ser cidadão.
A escola como um estabelecimento de ensino, certamente tem que ser atraente ao aluno, bem como os professores que são mestres do saber, têm que ter capacidade de passar a eles o conhecimento adquirido durante o seu curso superior de forma clara e objetiva.
A grade curricular apresenta muitas áreas, e todas são abordadas superficialmente. Ao ingressar no ensino médio o estudante desenvolve interesse por áreas especificas do conhecimento, mas eles têm que continuar com um curso que é igualmente aplicado a todos.
Em Minas Gerais foi idealizado em 2011 um projeto com o intuito de repensar o currículo do Ensino Médio nas escolas estaduais mineiras. O Reinventando o Ensino Médio propõe um currículo mais integrado com o mercado de trabalho.
Portanto o currículo escolar deveria ser mudado, de modo que o ensino fundamental tenha as disciplinas mais importantes seguidas de outra que abranjam os direitos e deveres do cidadão, a moral, a ética, assim como a constituição brasileira, os direitos humanos entre outros. Já o ensino médio (deve ter) tenha as disciplinas básicas e um outro curso individual em que o aluno se encaixe ou poderia também ampliar o projeto Reinventando o Ensino Médio para outros estados do Brasil.
Comentários do corretor
Atenção à grafia correta das palavras e à concordância de número (singular e plural).
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva e coerente, porém é possível se aprofundar no assunto de forma crítica e abrangente.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |