Por ser antigo e ultrapassado, o currículo educacional brasileiro precisa de reformas.
O Brasil é o único país do G-20 (grupo constituído pelos países economicamente mais desenvolvidos do mundo) que ainda não adotou o método de ensino integral, mostrando assim, uma inferioridade do ensino em relação aos outros países.
O desinteresse dos estudantes é ocasionado também pelo atual currículo escolar. Possuímos uma carga escolar cansativa, que não auxilia os estudantes a escolherem o que desejam para o futuro. Além disso, o currículo escolar não tem foco algum em matérias verdadeiramente importantes para a vida de qualquer pessoa, tornando - se assim, algo desgastante.
Por mais quer a grade atual seja utilizada de forma indireta na nossas vidas, a maior, talvez a única, importância do currículo escolar atual seria o fato de ingressar no ensino superior. Mas, se o currículo fosse modificado, o método de entrada também mudaria, auxiliando ambos os lados.
Um bom currículo escolar deveria possuir matérias obrigatórias, importantes para a vida de todos. E(,) ainda, matérias opcionais, que ajudariam o aluno a escolher que carreira tomar para o seu futuro.
Matérias obrigatórias que faltam no currículo atualmente, sendo de maior importância para todos os brasileiros seriam: Economia, que auxiliaria em noções de gastos desde jovens. (;) Política, que formaria eleitores participativos e cientes, podendo assim, decidir o futuro do país. (;) E a de maior importância, Estudo sobre a Legislação e a Constituição, pois desde pequenos, temos que ter o mínimo de conhecimento sobre os nossos direitos e deveres.
O currículo escolar atual tem muito que melhorar, para formar mais brasileiros com mais preparados e instruídos não apenas para o ensino superior, mas sim, para a vida.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, à concordância de número (singular e plural) e à coesão nas frases.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, bem desenvolvida e coerente.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 9 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |