Metamorfose é a mudança da forma. Comumente a estrutura do currículo escolar é alvo de questionamentos e alguns já visam a sua modificação. No entanto, embora alguns enxergam enxerguem problemas mais evidentes; (,) outros, porém, são a favor dessa ideia.
Antes de tudo, vale ressaltar que muitas escolas públicas apresentam problemas notáveis que precisam ser sanados antes de tudo. O fato de uma escola gratuita não oferecer os elementos mais imprescindíveis, como água potável, uma sala de aula decente e professores motivados, faz com que muitos repensem antes de ingressar em uma escola pública e, em muitos casos, a cogitem a desistência dos estudos, pois nem todos possuem condições financeiras para pagar uma boa escola. Nesse ponto, como muitos deixam de estudar porque as escolas públicas apresentam condições precárias, o Brasil corre sérios riscos de ultrapassar a oitava colocação de países com mais adultos analfabetos, onde hoje está inserido, assim como foi veiculado pela revista “VEJA”, no ano de 2012.
Pensando nisso, primeiramente, em um segundo plano a reforma curricular é de grande valia. Ao aderir incluir outras matérias, como a culinária, é indispensável, pois além de o aluno deixar de lado um pouco as matérias costumeiras, mas não menos irrelevantes, ele aprende a cozinhar, o que o faz ficar independente de outrem para preparar a sua comida.
Portanto, a reforma curricular é um assunto que causa controvérsias. Ficou nítido que há problemas notáveis a serem sanados, pois empecilhos como falta de água e professores dispostos atingi atingem na formação do aluno. Dessa forma, o Governo deve investir mais na infraestrutura das escolas, fornecendo salas de aulas adequadas e remuneração devida os profissionais. Além disso, fornecer água potável é essencial. Com isso, que seja feita a metamorfose de forma consciente.
Comentários do corretor
Atenção à concordância verbal e à grafia correta das palavras.
O texto aborda o tema proposto de forma clara e objetiva, mas é preciso observar com mais atenção a coerência e a coesão entre as ideias, além do desenvolvimento de um pensamento mais crítico.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |