O currículo escolar é uma parte importante da organização da instituição de ensino e faz parte do projeto político-pedagógico de cada escola com o aluno. No entanto, cogita-se em mudar o currículo escolar brasileiro do aluno que cursa o ensino médio, para que esse estudante já se mantenha focado no seu curso na universidade. O currículo escolar deve se aprofundar nas áreas do conhecimento de acordo com cada curso universitário.
No Brasil, os alunos do ensino médio estudam as disciplinas de acordo com o vestibular, e isso pode (se) tornar algo desinteressante a alguns alunos. É comum achar em qualquer escola alunos do ensino médio que não são atraídos pelas aulas de outras áreas do conhecimento.
Os alunos ficam desestimulados a estudar disciplinas que são totalmente diferentes as matérias de seu curso na universidade. Alguns desses pré-universitários têm o pensamento de que não é importante estudar outras áreas de outros cursos. Dados apontam que esse motivo é um dos principais motivos de desistência de alunos no ensino médio.
Alguns países desenvolvidos, como a Alemanha e Inglaterra, possuem currículo escolar totalmente diferente do nosso. Os alunos de ensino médio já se focam mais no seu curso na universidade(,) estudando só as áreas que tenham relação com o curso universitário.
Portanto, precisamos de reformas no currículo escolar brasileiro. Uma boa alternativa seria preparar os alunos de ensino fundamental a escolherem seus cursos universitários e(,) quando chegarem ao ensino médio(,) estudarem só a área referente a seu curso, como nos países desenvolvidos.
Comentários do corretor
* Não se usa ponto final em titulo
Atenção à pontuação e ao uso de preposições.
O texto aborda o tema proposto, porém de forma superficial, sem o aprofundamento do debate e o desenvolvimento de argumentação crítica sobre o assunto.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 6.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |