Além do componente curricular - Banco de redações


Reforma no currículo escolar

Enviada em: 16/03/2015

Status:

Corrigida
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Há muito tempo debate-se as mazelas do ensino básico e médio no Brasil. Na ocasião das discussões suscitadas, percebe-se que o problema perpassa por vários setores: estrutural, gestão, grade curricular... sendo esta lista extensa.

Persiste nas escolas um modelo curricular ultrapassado e engessado que mais ensina a decorar e a repetir o que o professor passa em sala. E outras áreas cognitivas como o raciocínio lógico e o senso crítico (são) desprezados  desprezadas. A falta de estrutura, latente nas escolas públicas, é evidenciada de diversas formas: carteiras quebradas, salas que excedem a quantidade de alunos, falta de ventilação, e soma-se a isso a desvalorização do professor e o desinteresse, que até certo ponto é compreensível, do aluno.

Percebe-se então que o problema educacional exaspera a reforma curricular, pois, não haverá aplicabilidade alguma tal ação, se não houver a preocupação com itens basilares e, principalmente, com a inovação do ensino demandada pela “geração y”.

A reforma curricular, portanto, seria uma coadjuvante, porém não menos importante, haja visto vista que, com os avanços que fossem conquistados na reforma estrutural, seriam solidificados com um componente curricular eficaz.

Comentários do corretor


Atenção à concordância de número (singular e plural), de gênero (masculino e feminino) e à pontuação.

O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva e coerente, além de demonstrar um senso crítico pertinente ao assunto. No entanto, é possível fazer uma análise mais abrangente sobre o assunto, explorando melhor as informações da coletânea.

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 2.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 2.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 2.0
NOTA FINAL: 8.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente