A nova formulação curricular , proposta pelo Ministério da Educação é caracterizada pela unificação das trezes disciplinas do Ensino Médio Público Nacional em quatro grandes áreas do conhecimento , nas quais seriam integradas em ciências humanas, ciências da natureza , linguagem e matemática. Essa formulação pode ser considerada o eixo central das alterações para esse nível de ensino.
Os princípios curriculares propostos como a interdisciplinaridade e contextualização, bem como a divisão curricular proposta ( base nacional comum e parte diversificada) , não são novos na tradição de reformas curriculares no país .Um ponto complexo é a existência da cultura de transmissão de conhecimento ,onde cabe ao professor transmitir o conhecimento, e aos alunos apenas recebê-lo de forma passiva , ouvindo , memorizando e repetindo o conhecimento. Com a reforma curricular certamente exigirá uma adequação das instituições formativas, como também uma formação que supere as práticas exclusivamente disciplinares das matrizes curriculares atuais.
Um aspecto fundamental para o sucesso da reformulação curricular será a formação e o desenvolvimento profissional dos professores , condições de trabalho adequados conjugados a um salário digno, para permitir que o professor se dedique exclusivamente a uma só escola , (.) entretanto, a questão da formação e da falta de professores para o Ensino Médio , sugere um obstáculo na implementação dessa reforma, uma vez que tal reforma não se faz acompanhar de uma política efetiva de formação de professores , que os capacite adequadamente para enfrentar os novos desafios.
Fica claro, portanto(,) que a participação dos membros do conselho escolar , junto com a direção, coordenação pedagógica, professores e alunos na definição da reforma curricular é de suma importância , a fim de evitar que as possíveis inovações se tornem , apenas, mais uma experiência curricular e mais uma política educacional descoladas da prática escolar , e , portanto , fadadas ao fracasso.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, à coesão e à grafia correta das palavras.
Bom texto. Aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, crítica e com argumentação bem desenvolvida. No entanto, é possível explorar um pouco mais a questão das mudanças nas disciplinas.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 8 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |