A Essencial mudança no Ambiente de Ensino - Banco de redações


Reforma no currículo escolar

Enviada em: 16/03/2015

Status:

Corrigida
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      Novamente se vem à tona,o assunto da modernização no Currículo Escolar.A Reforma Educacional,não é algo novo,pois desde o final do século XX se deseja promover um ensino compatível com os moldes atuais presentes em países como a França e Alemanha.Com isso,o ensino possui algumas mudanças positivas como a implantação do Novo Enem,que contribui para a formação do jovem como ser pensante e integrante de uma sociedade,tendo temas relacionados com a Cidadania e com a sociedade.Ainda se constata,a implementação do ensino técnico no país,o que proporciona um melhor quadro para a economia.Entretanto,ainda existem questões que retardam a efetiva mudança,como o atual modelo acadêmico que ainda permanece defasado,a apatia de alguns alunos,o despraparo de docentes e a inércia das autoridades.

           Com a prática do Novo Enem,desde 2009, e a realização do Enem digital,que é um dos pontos do atual Ministro da Educação,Cid Gomes,por meio do Enem digital o Governo tenta atrair os alunos para o meio acadêmico,pois através disso,o jovem terá uma nova ferramenta para o aprendizado.Através do Novo Enem,o aluno se depara com questões que envolvem conceitos do seu cotidiano,como Genética,Física e Química,este e ainda encontra temas históricos,sociais e ambiental que procuram despertar no jovem o seu papel de cidadão.Ademais,inserido inseridas no Novo Enem existem referências às Novas Tecnologias,presentes cada vez mais no dia a dia da população e colocam em destaque um tema de relevância  nacional,por intermédio da Redação,que permite ao jovem refletir,debater,argumentar e também sugerir.Outro ponto positivo é a criação de Cursos Técnicos como o Pronatec,que permitem ao aluno adquirir uma habilidade profissional,enquanto ainda se encontra inserido na escola,o que é benéfico para este,para a sociedade como um todo e ainda para a economia do país.

           Apesar disso,o Ensino(Fundamental e Médio) permanece obsoleto,e é alvo permanente de promessas de reformas que não se concretizam, (.) o aluno hoje cumpre de modo forçado as tarefas para alcançar uma nota mínima,desse modo,passam de ano sem ter condições de dominar competências como a capacidade de Interpretação de textos e o uso da Norma padrão da Língua escrita.Este sequer sabem dialogar sobre fatos históricos para a sociedade brasileira,o que tem como consequência a falta de informação e de limites para o mesmo e uma alienação do que acontece no seu entorno.Além disso,muitos docentes não estão preparados para a diversificação de atividades que com a qual hoje um professor tem de lidar,como,por exemplo,resolver conflitos,a introdução das novas tecnologias no ensino,entre outros.Como se isso não bastasse(,) as autoridades agem de modo apático,protelando ações que e, com isso,retardam essa efetiva modificação no âmbito do ensino,como a atual a carga horária dos professores  e sua remuneração.

            Diante dessas questões se faz necessário  que o Governo procure especializar os docentes para o atual modelo acadêmico,realizando para isso,palestras,debates,treinamentos com recursos tecnológicos,que contribuam para a formação de mestres que saibam lidar com os conflitos,dentre outras questões(,) que busquem proporcionar um ambiente adequado de ensino para estes,que procurem diminuir a exaustiva carga horária dos mestres e que proporcionem a sua adequada remuneração.Ademais,que promova um ensino que busque aproximar os alunos,que possibilite ao mesmo ter contato maior com disciplinas que possam se basear nos cursos que pretendam seguir nas Universidades e que o jovem mude sua postura  e que seja sujeito de sua própria aprendizagem,ciente de seus deveres como cidadão e consciente do que acontece ao seu redor.

Comentários do corretor


Atenção à pontuação, à concordância de número (singular e plural) e de gênero (masculino e feminino) e ao uso devido de pronomes relativos.

O texto aborda o tema proposto de forma clara, coerente, crítica e abrangente. No entanto é possível ser um pouco mais objetivo ao desenvolver o raciocínio, sem perder de vista o conteúdo.

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 2.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 2.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 8


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente