Novamente se vem à tona,o assunto da modernização no Currículo Escolar.A Reforma Educacional,não é algo novo,pois desde o final do século XX se deseja promover um ensino compatível com os moldes atuais presentes em países como a França e Alemanha.Com isso,o ensino possui algumas mudanças positivas como a implantação do Novo Enem,que contribui para a formação do jovem como ser pensante e integrante de uma sociedade,tendo temas relacionados com a Cidadania e com a sociedade.Ainda se constata,a implementação do ensino técnico no país,o que proporciona um melhor quadro para a economia.Entretanto,ainda existem questões que retardam a efetiva mudança,como o atual modelo acadêmico que ainda permanece defasado,a apatia de alguns alunos,o despraparo de docentes e a inércia das autoridades.
Com a prática do Novo Enem,desde 2009, e a realização do Enem digital,que é um dos pontos do atual Ministro da Educação,Cid Gomes,por meio do Enem digital o Governo tenta atrair os alunos para o meio acadêmico,pois através disso,o jovem terá uma nova ferramenta para o aprendizado.Através do Novo Enem,o aluno se depara com questões que envolvem conceitos do seu cotidiano,como Genética,Física e Química,este e ainda encontra temas históricos,sociais e ambiental que procuram despertar no jovem o seu papel de cidadão.Ademais,inserido inseridas no Novo Enem existem referências às Novas Tecnologias,presentes cada vez mais no dia a dia da população e colocam em destaque um tema de relevância nacional,por intermédio da Redação,que permite ao jovem refletir,debater,argumentar e também sugerir.Outro ponto positivo é a criação de Cursos Técnicos como o Pronatec,que permitem ao aluno adquirir uma habilidade profissional,enquanto ainda se encontra inserido na escola,o que é benéfico para este,para a sociedade como um todo e ainda para a economia do país.
Apesar disso,o Ensino(Fundamental e Médio) permanece obsoleto,e é alvo permanente de promessas de reformas que não se concretizam, (.) o aluno hoje cumpre de modo forçado as tarefas para alcançar uma nota mínima,desse modo,passam de ano sem ter condições de dominar competências como a capacidade de Interpretação de textos e o uso da Norma padrão da Língua escrita.Este sequer sabem dialogar sobre fatos históricos para a sociedade brasileira,o que tem como consequência a falta de informação e de limites para o mesmo e uma alienação do que acontece no seu entorno.Além disso,muitos docentes não estão preparados para a diversificação de atividades que com a qual hoje um professor tem de lidar,como,por exemplo,que e, com isso,retardam essa efetiva modificação no âmbito do ensino,como a atual a carga horária dos professores e sua remuneração.
Diante dessas questões se faz necessário que o Governo procure especializar os docentes para o atual modelo acadêmico,realizando para isso,palestras,debates,
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, à concordância de número (singular e plural) e de gênero (masculino e feminino) e ao uso devido de pronomes relativos.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, coerente, crítica e abrangente. No entanto é possível ser um pouco mais objetivo ao desenvolver o raciocínio, sem perder de vista o conteúdo.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 8 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |