O saber e o desejo pelo conhecimento é uma das principais características que diferenciam os seres humanos dos animais. Saber, esse, que foi idolatrado na Grécia Antiga, berço da filosofia e das primeiras escolas, baseadas na retórica. Esse modelo de ensino se disseminou e se modificou ao longo dos séculos até chegar no que é hoje. Tem-se a falsa impressão de que isso significa uma evolução. O que há são listas e mais listas de conteúdos para alunos memorizarem sem a devida explicação de como aquele conteúdo se aplica no cotidiano.
Partindo desse ponto, não há como negar que a educação brasileira necessita de uma reformulação no currículo escolar, tornando as diciplinas algo que tenha uma aplicação prática.
O prático deve ser (a) palavra-chave para nortear a organização do currículo escolar. Por exemplo, (ao) invés de simplesmente, em Geografia, ensinar sobre os tipos de solo e sua formação durante os milhões de anos, deve-se ensinar noções básicas de jardinagem, usando da interdisciplinaridade para abordar, através da Biologia, os benefícios de uma alimentação saudável. Inserindo noções, de maneira prática e objetiva, de vitaminais vitaminas e minerais essências essenciais para a manutenção do corpo.
Isso sem contar a possibilidade de haver ensinamentos sobre mecânica automotiva básica, abordando conceitos práticos de Físicas e Química. Economia doméstica, aplicando a Matemática à rotina. E, matérias humanas como Filosofia, Sociologia e Psicologia na forma de debates para preparar os alunos da melhor forma possível para o convívio em sociedade.
Portanto, uma mudança se faz necessária. Mudança que torne a escola um lugar mais atrativo, estimulante e completo. E ao fim do E.M. saíram saírão formandos mais preparados para a vida social e profissional(,) e que mais ganha como essa mudança é o Brasil.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, à concordância de número (singular e plural), ao uso devido de preposições, à grafia correta das palavras e à concordância verbal.
O texto aborda o tema proposto de forma clara e objetiva, no entanto é possível desenvolver um raciocínio mais crítico e abrangente sobre o assunto, explorando melhor as possibilidades da coletânea.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |