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Reforma no currículo escolar

Enviada em: 16/03/2015

Status:

Corrigida
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Com uma base educacional fraca, os estudantes brasileiros não estão preparados para atender as demandas socioeconômicas exigidas. Além disso, não adianta querer se basear em exemplo externo ou lançar reformas com fundamentos já existentes no ensino, sem antes encontrar o problema do assunto em questão.

 Os vestibulares, a sociedade e o mercado trabalhista exigem dos estudantes conhecimento interdisciplinar sobre diversos assuntos. Porém, os jovens que concluem o ensino médio não (se) enquadram nesse perfil, porque os conteúdos passados  pelas escolas se baseiam ainda na “decoreba”, visto que, dentro da sala de aula é passada muita informação, mas pouco conhecimento.  Com isso, a educação fica anestesiada, os professores crêem que estão ensinando e os alunos fingindo que aprendem.

 Entretanto, a vontade de buscar melhorias diante dos desafios e elevar o ensino brasileiro a um patamar de destaque é um desejo de todos. Apoiando-se, nessa ideologia, surgiram propostas de ensino igual da Alemanha, com estudante do ensino médio escolhendo as matérias que irão estar presentes na faculdade e reformas propostas pelo Deputado Romário(,) que, visa o ensino de valores morais e cívicos, além de aulas constitucionais e noções do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

 Diante disso, a ação imediata a ser tomada pelos órgãos educacionais deve visar à valorização e a capacitação dos professores, pois eles são os principais disseminadores do conhecimento, (.) Também deve-se dinamizar as aulas(,) voltando-as para situações do dia a dia e ter como exemplo de sucesso ou fracasso o nosso próprio país, uma nação em desenvolvimento que precisa de toda atenção e investimento voltado para o sistema educacional e demais problemas sociais.

Comentários do corretor


Atenção à concordância de número (singular e plural), à pontuação e à coesão nas frases.

O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente e crítica.

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 2.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 7.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente