Desde o nascimento até o fim da vida, o estudo é parte essencial do cotidiano. Aprende-se a falar e a andar quando pequenos e, posteriormente, o alfabeto e as operações matemáticas são apresentadas na escola. Assim, dá-se início a uma longa jornada pelas diversas disciplinas presentes no currículo escolar. Nesse caminho, vários jovens se desviam e abandonam o estudo, muitas vezes desmotivados pelo ensino e por não possuírem consciência da sua importância e das oportunidades geradas. Esse fato desperta questionamentos acerca do conteúdo escolar e na forma de como é passado para os alunos, já que a aprendizagem é base para qualquer futuro promissor.
Pode-se dizer que alterar radicalmente o currículo escolar não causará melhora ou um maior interesse dos estudantes pelas disciplinas. A criança que começará o ensino fundamental não está devidamente preparada para escolher uma área de maior interesse, sendo que essa função não deve ser exercida por pais e professores levando em consideração somente notas. O processo de autoconhecimento é condição “sine qua non” para o sucesso profissional, e a percepção de habilidades para áreas específicas do conhecimento só pode ser alcançada quando o estudante adquire maturidade e visualiza todas as opções.
Ainda sob essa ótica, o estudo de matérias básicas como português, matemática, geografia, história e ciências, é imprescindível no início da vida escolar, sendo que grades curriculares compactas não possibilitarão apontar com clareza e com especificidade a preferência de determinada disciplina. Somente no ensino médio é possível implementar aulas de aprofundamento, assim cada indivíduo escolherá sua área de maior interesse, e posteriormente, poderá avaliar se realmente fez a escolha que lhe agrada.
Posto isso, é importe salientar que para melhorar a qualidade da educação e simultaneamente, aumentar o interesse dos alunos pelas matérias, é preciso investir na formação de bons professores. O educador deve terminar a faculdade com, pelo menos, uma noção da realidade que enfrentará nas salas de aula, e com métodos de aprendizagem que interligam o conteúdo estudado com práticas do cotidiano. Desta forma, um bom educador é capaz de encantar o aluno com seu conhecimento, gerando cada vez mais curiosidade e disposição para aprender. Portanto, essas práticas poderão garantir a formação de uma sociedade mais consciente e(,) quem sabe, substituir a realidade por um sonho possível.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação.
Bom texto! Aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente e crítica.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 9 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |