Um sonho possível - Banco de redações


Reforma no currículo escolar

Enviada em: 16/03/2015

Status:

Corrigida
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Desde o nascimento até o fim da vida, o estudo é parte essencial do cotidiano. Aprende-se a falar e a andar quando pequenos e, posteriormente, o alfabeto e as operações matemáticas são apresentadas na escola. Assim, dá-se início a uma longa jornada pelas diversas disciplinas presentes no currículo escolar. Nesse caminho, vários jovens se desviam e abandonam o estudo, muitas vezes desmotivados pelo ensino e por não possuírem consciência da sua importância e das oportunidades geradas. Esse fato desperta questionamentos acerca do conteúdo escolar e na forma de como é passado para os alunos, já que a aprendizagem é base para qualquer futuro promissor.

Pode-se dizer que alterar radicalmente o currículo escolar não causará melhora ou um maior interesse dos estudantes pelas disciplinas. A criança que começará o ensino fundamental não está devidamente preparada para escolher uma área de maior interesse, sendo que essa função não deve ser exercida por pais e professores levando em consideração somente notas. O processo de autoconhecimento é condição “sine qua non” para o sucesso profissional, e a percepção de habilidades para áreas específicas do conhecimento só pode ser alcançada quando o estudante adquire maturidade e visualiza todas as opções.

Ainda sob essa ótica, o estudo de matérias básicas como português, matemática, geografia, história e ciências, é imprescindível no início da vida escolar, sendo que grades curriculares compactas não possibilitarão apontar com clareza e com especificidade a preferência de determinada disciplina. Somente no ensino médio é possível implementar aulas de aprofundamento, assim cada indivíduo escolherá sua área de maior interesse, e posteriormente, poderá avaliar se realmente fez a escolha que lhe agrada.

Posto isso, é importe salientar que para melhorar a qualidade da educação e simultaneamente, aumentar o interesse dos alunos pelas matérias, é preciso investir na formação de bons professores. O educador deve terminar a faculdade com, pelo menos, uma noção da realidade que enfrentará nas salas de aula, e com métodos de aprendizagem que interligam o conteúdo estudado com práticas do cotidiano. Desta forma, um bom educador é capaz de encantar o aluno com seu conhecimento, gerando cada vez mais curiosidade e disposição para aprender. Portanto, essas práticas poderão garantir a formação de uma sociedade mais consciente e(,) quem sabe, substituir a realidade por um sonho possível.

Comentários do corretor


Atenção à pontuação.

Bom texto! Aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente e crítica.

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 2.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 2.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 2.0
NOTA FINAL: 9


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente