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Reforma no currículo escolar

Enviada em: 10/03/2015

Status:

Corrigida
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A educação pública no Brasil, vem nos últimos tempos sofrendo muito desgaste no que diz respeito à sua estrutura física, de profissionais e a valorização financeira e simbólica destes integrantes da vida escolar como um todo, (;) além do tocante à  matriz curricular, a qual para muitos é pouca estruturada, pois não oferece estrutura necessária* o necessário para o educando. Desde o período militar ao presente momento há uma infinidade de tentativas de melhora do ensino no país, algumas ainda em período de implantação como o projeto de permanência integral do aluno na escola e o projeto de formação básica na idade correta, (;) no entanto essas medidas parecem não sofrer efeito, em razão de a metodologia aplicada não mudar, (.) um exemplo disso é a instrução do assunto em sala de aula, no pela qual o alunado corpo discente não aprende de maneira satisfatória(,) muito menos se sente motivando a à interação com o conteúdo.

Na grade curricular escolar(,) após a lei obrigatória de lei 2008 tendo ter a implantação d implantado as disciplinas de filosofia e sociologia, o maior problema encontrado foi e ainda é encontrar profissionais capacitados nessas áreas, porque a procura por estes cursos em nível superior é pouca, sendo assim há um número muito pequeno de pessoas preparadas para lecionar tais disciplinas. A solução encontrada pode-se denominar de “ jeitinho brasileiro” em que desloca-se professores de deteminado curso para exercer então o papel de um sociológo ou de um filósofo. Esta situação não ocorre apenas nessas áreas(.) segundo matéria do site UOL no mês de abril de 2014, com dados baseados no censo 2013(,) no Brasil 51,7% dos professores do ensino médio não tem licenciatura (na disciplina) em que dá aulas, os outros 22,1% não têm licenciatura(,) sendo que a maior deficiência está na área de artes(,) com apenas 14,6% dos professores formados na disciplina de atuação, 80,8% dos docentes de física também encontram-se na mesma situação profissional além dos demais cursos.

Dessa maneira conclui-se que a questão não é implementar apenas novos cursos(,) como foi sociológia e filosófia feito com sociologia e filosofia em 2008, mas, também implementar maneiras de promover o aumento e a capacitação dos docentes nas áreas de sua atuação e dar suporte para que estes possam exercer sua função dignamente. As disciplinas de metodologia científica modelada para a educação básica, direito civil, ensino cívico e moral, premeiros primeiros socorros, e libras seriam matérias que complementariam e tornariam mais completa a matriz curricular desde que fosse mudado mudada toda a estrutura da educação pública no Brasil, tendo como exigência em lei da atuação do profissional formado na profissão de docente, situação que não existe atualmente.

Comentários do corretor


* Evite a repetição de termos em um curto intervalo no texto.

Atenção à grafia correta das palavras, à concordância de número (singular e plural) e de gênero (masculino e feminino), à pontuação, ao uso da crase e à coesão nas frases.

O texto aborda o tema proposto de forma objetiva, coerente e crítica. No entanto é possível desenvolver um raciocínio mais organizado e melhor estruturado, que torna a leitura do texto mais clara.

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 2.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 2.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 8


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente