Whatsapp
Em 18/02/2021 18h25

Enem Digital

Enem

Provas digitais do Enem são aplicadas em computadores, mas a redação continua sendo feita de forma manuscrita. Por Giullya Franco
PUBLICIDADE

O Enem Digital é a versão das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) aplicada em computadores. A primeira edição foi realizada no Enem 2020, mas aplicada somente em 2021 por conta da pandemia do coronavírus (Covid-19).

O anúncio da nova versão do Enem, com as provas digitais, foi feito em 2019 e a intenção do Ministério da Educação (MEC) é que até 2026 todo o exame seja digital, visando reduzir os custos com a impressão.

Mesmo seguindo as características do tradicional exame impresso, o Enem Digital ainda possui algumas restrições. Além de possuir um limite de inscrições (foram 101.100 na 1ª edição), só podem participar das provas digitais os participantes que já concluíram ou vão concluir o ensino médio até o final do ano de aplicação, excluindo os treineiros do Enem. Também não há provas para os participantes que necessitam de atendimento especializado e recursos de acessibilidade.

Quem pode participar do Enem Digital?

- Estudantes que concluíram ou irão concluir o ensino médio até o dia da prova.

Quem não pode participar do Enem Digital?

- Treineiros (que não concluíram o ensino médio);
- Participantes que necessitam de atendimento especializado.

Inscrição

O processo de inscrição do Enem Digital segue o mesmo formato da versão impressa, porém, o prazo pode ser encerrado antes do Enem tradicional, já que na versão digital há limite de participantes. As inscrições devem ser feitas pela Página do Participante e a taxa é de R$ 85 (valor de 2020).

No momento da inscrição, o participante precisa fazer o upload de uma foto para que ela seja utilizada na identificação nos dias de prova.

Mais: Veja o passo a passo de como se inscrever no Enem

Se o limite de inscrições for atingindo, de acordo com a quantidade de vagas disponibilizadas na edição, os estudantes só poderão se inscrever nas provas impressas. Não é possível participar das duas versões do Enem (impressa e digital) na mesma edição.

Provas

A prova do Enem Digital tem o mesmo formato da impressa, com 180 questões e a redação, mas a aplicação ocorre em datas diferentes. O nível de dificuldade das provas é o mesmo, por causa da Teoria de Resposta ao Item (TRI), assim como o tempo de resolução das questões. No caso da redação, a prova continua sendo feita de forma manuscrita. Veja abaixo as divisões:

  • 1º dia: duração de 5h30

- 45 questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (Língua Portuguesa, Literatura, Educação Física, Artes e Língua Estrangeira)
- 45 questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias (Filosofia, Geografia, História e Sociologia)
- Redação

  • 2º dia: duração de 5h

- 45 questões de Matemática e suas Tecnologias
- 45 questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Biologia, Química e Física)

Aplicação

O caderno da prova digital é personalizado e, em cada um dos dias, há quatro modelos (cores) para cada participante. Na prova digital, ao invés da frase que é usada na versão impressa, há uma chave de acesso.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Essa chave é fornecida pelo chefe de sala, e o participante tem acesso a ela na plataforma de prova. A chave é utilizada para iniciar, reiniciar e finalizar a prova.

Veja como é o sistema do Enem Digital:

 

Na lateral esquerda, os participantes têm acesso aos itens Participante (com dados pessoais), Instruções, Mapa de Questões, Rascunho, Pausar, Abandonar e outras funções internas que permitem sinalizar questões para voltar depois e responder ou analisar a resposta.

Para iniciar a prova o estudante deverá inserir sua chave de acesso, que também deverá ser usada para pausar a prova, caso o participante tenha a necessidade de ir ao banheiro. Porém, o tempo gasto não será acrescido ao final da prova. O horário de aplicação é fixo de 5h30 e 5h, em cada um dos dias. A chave também será usada para finalizar a prova.

Durante a aplicação também é possível, por meio do Mapa de Questões, visualizar as alternativas que já foram respondidas e as sinalizadas. Veja abaixo:

Na imagem acima é possível ver em azul as questões que já foram respondidas e a marcação amarela representa a sinalização. Essa sinalização, por exemplo, serve para o participante marcar questões que ainda não foram resolvidas ou que ele pretende voltar para revisar. No caso do item “Proposta da Redação”, os participantes terão acesso ao tema e às coletâneas, mas a redação deverá ser manuscrita na folha entregue ao participante.

Ao concluir a prova, o participante deve acessar a tela do Mapa de Questões e clicar no item “Finalizar Prova”. Ele terá acesso ao seu cartão de respostas onde deverá inserir a chave de acesso e, posteriormente, o responsável de sala também inserirá uma chave para confirmar o recebimento do exame. Quando o exame for entregue, a plataforma vai gerar uma Assinatura Eletrônica no Cartão-Resposta Digital, que deverá ser transcrita pelo participante na folha de rascunho.

Veja abaixo o tutorial completo do Enem Digital:

 

Mais: Confira as provas e gabaritos do Enem Digital

Nos computadores de realização das provas os participantes têm acesso apenas ao sistema de prova, ficando impossibilitados de acessar a internet ou outros documentos.

Locais de aplicação do Enem Digital

O Inep realiza a aplicação do Enem Digital em todos os estados e no Distrito Federal. No entanto, as provas digitais são aplicadas em menos cidades. No Enem 2020, por exemplo, foram em 110.

Os locais de prova são determinados pelo Inep e devem apresentar infraestrutura adequada para receber os computadores onde os exames são aplicados os exames.

Artigos Relacionados
A reaplicação do Enem 2020 começa nesta terça-feira, 23 de fevereiro, e segue até amanhã (24). Enem PPL também será realizado nestes dois dias.
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES