O Enem Digital é a versão das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) aplicada em computadores. A primeira edição foi realizada no Enem 2020, mas aplicada somente em 2021 por conta da pandemia do coronavírus (Covid-19).
O anúncio da nova versão do Enem, com as provas digitais, foi feito em 2019 e a intenção do Ministério da Educação (MEC) é que até 2026 todo o exame seja digital, visando reduzir os custos com a impressão.
Mesmo seguindo as características do tradicional exame impresso, o primeiro Enem Digital teve algumas restrições, como limite de inscrições (foram 101.100 na 1ª edição), participação exclusiva para participantes que já concluíram ou vão concluir o ensino médio até o final do ano de aplicação, excluindo os treineiros do Enem, e provas sem recursos de acessibilidade.
Já para o Enem 2021, o Inep anunciou novidades para os participantes que necessitam de atendimento especializado e recursos de acessibilidade. O Enem Digital passou a oferecer prova ampliada, superampliada e com contraste.
- Estudantes que concluíram ou irão concluir o ensino médio até o dia da prova.
- Treineiros (que não concluíram o ensino médio).
O processo de inscrição do Enem Digital segue o mesmo formato da versão impressa, porém, o prazo pode ser encerrado antes do Enem tradicional, já que na versão digital há limite de participantes. As inscrições devem ser feitas pela Página do Participante e a taxa é de R$ 85.
No momento da inscrição, o participante precisa fazer o upload de uma foto para que ela seja utilizada na identificação nos dias de prova.
Mais: Veja o passo a passo de como se inscrever no Enem
Se o limite de inscrições for atingindo, de acordo com a quantidade de vagas disponibilizadas na edição, os estudantes só poderão se inscrever nas provas impressas. Não é possível participar das duas versões do Enem (impressa e digital) na mesma edição.
A prova do Enem Digital tem o mesmo formato da impressa, com 180 questões e a redação, e a partir da segunda edição da prova digital, passou a ser aplicada na mesma data da prova impressa. As questões também são as mesmas, assim como o tempo de resolução da prova. No caso da redação, a prova continua sendo feita de forma manuscrita. Veja abaixo as divisões:
- 45 questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (Língua Portuguesa, Literatura, Educação Física, Artes e Língua Estrangeira)
- 45 questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias (Filosofia, Geografia, História e Sociologia)
- Redação
- 45 questões de Matemática e suas Tecnologias
- 45 questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Biologia, Química e Física)
O caderno da prova digital é personalizado e, em cada um dos dias, há quatro modelos (cores) para cada participante. Na prova digital, ao invés da frase que é usada na versão impressa, há uma chave de acesso.
Essa chave é fornecida pelo chefe de sala, e o participante tem acesso a ela na plataforma de prova. A chave é utilizada para iniciar, reiniciar e finalizar a prova.
Veja como é o sistema do Enem Digital:
Na lateral esquerda, os participantes têm acesso aos itens Participante (com dados pessoais), Instruções, Mapa de Questões, Rascunho, Pausar, Abandonar e outras funções internas que permitem sinalizar questões para voltar depois e responder ou analisar a resposta.
Para iniciar a prova o estudante deverá inserir sua chave de acesso, que também deverá ser usada para pausar a prova, caso o participante tenha a necessidade de ir ao banheiro. Porém, o tempo gasto não será acrescido ao final da prova. O horário de aplicação é fixo de 5h30 e 5h, em cada um dos dias. A chave também será usada para finalizar a prova.
Durante a aplicação também é possível, por meio do Mapa de Questões, visualizar as alternativas que já foram respondidas e as sinalizadas. Veja abaixo:
Na imagem acima é possível ver em azul as questões que já foram respondidas e a marcação amarela representa a sinalização. Essa sinalização, por exemplo, serve para o participante marcar questões que ainda não foram resolvidas ou que ele pretende voltar para revisar. No caso do item “Proposta da Redação”, os participantes terão acesso ao tema e às coletâneas, mas a redação deverá ser manuscrita na folha entregue ao participante.
Ao concluir a prova, o participante deve acessar a tela do Mapa de Questões e clicar no item “Finalizar Prova”. Ele terá acesso ao seu cartão de respostas onde deverá inserir a chave de acesso e, posteriormente, o responsável de sala também inserirá uma chave para confirmar o recebimento do exame. Quando o exame for entregue, a plataforma vai gerar uma Assinatura Eletrônica no Cartão-Resposta Digital, que deverá ser transcrita pelo participante na folha de rascunho.
Veja abaixo o tutorial completo do Enem Digital:
Mais: Confira as provas e gabaritos do Enem Digital
Nos computadores de realização das provas os participantes têm acesso apenas ao sistema de prova, ficando impossibilitados de acessar a internet ou outros documentos.
O Inep realiza a aplicação do Enem Digital em todos os estados e no Distrito Federal. No entanto, as provas digitais são aplicadas em menos cidades. No Enem 2020, por exemplo, foram em 110.
Os locais de prova são determinados pelo Inep e devem apresentar infraestrutura adequada para receber os computadores onde os exames são aplicados os exames.