Whatsapp
Em 18/02/2021 18h25 , atualizado em 19/11/2021 12h23

Enem Digital

Enem

Provas digitais do Enem são aplicadas em computadores, mas a redação continua sendo feita de forma manuscrita. Por Giullya Franco
PUBLICIDADE

O Enem Digital é a versão das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) aplicada em computadores. A primeira edição foi realizada no Enem 2020, mas aplicada somente em 2021 por conta da pandemia do coronavírus (Covid-19).

O anúncio da nova versão do Enem, com as provas digitais, foi feito em 2019 e a intenção do Ministério da Educação (MEC) é que até 2026 todo o exame seja digital, visando reduzir os custos com a impressão.

Mesmo seguindo as características do tradicional exame impresso, o primeiro Enem Digital teve algumas restrições, como limite de inscrições (foram 101.100 na 1ª edição), participação exclusiva para participantes que já concluíram ou vão concluir o ensino médio até o final do ano de aplicação, excluindo os treineiros do Enem, e provas sem recursos de acessibilidade.

Já para o Enem 2021, o Inep anunciou novidades para os participantes que necessitam de atendimento especializado e recursos de acessibilidade. O Enem Digital passou a oferecer prova ampliada, superampliada e com contraste.

Quem pode participar do Enem Digital?

- Estudantes que concluíram ou irão concluir o ensino médio até o dia da prova.

Quem não pode participar do Enem Digital?

- Treineiros (que não concluíram o ensino médio).

Inscrição

O processo de inscrição do Enem Digital segue o mesmo formato da versão impressa, porém, o prazo pode ser encerrado antes do Enem tradicional, já que na versão digital há limite de participantes. As inscrições devem ser feitas pela Página do Participante e a taxa é de R$ 85.

No momento da inscrição, o participante precisa fazer o upload de uma foto para que ela seja utilizada na identificação nos dias de prova.

Mais: Veja o passo a passo de como se inscrever no Enem

Se o limite de inscrições for atingindo, de acordo com a quantidade de vagas disponibilizadas na edição, os estudantes só poderão se inscrever nas provas impressas. Não é possível participar das duas versões do Enem (impressa e digital) na mesma edição.

Provas

A prova do Enem Digital tem o mesmo formato da impressa, com 180 questões e a redação, e a partir da segunda edição da prova digital, passou a ser aplicada na mesma data da prova impressa. As questões também são as mesmas, assim como o tempo de resolução da prova. No caso da redação, a prova continua sendo feita de forma manuscrita. Veja abaixo as divisões:

  • 1º dia: duração de 5h30

- 45 questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (Língua Portuguesa, Literatura, Educação Física, Artes e Língua Estrangeira)
- 45 questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias (Filosofia, Geografia, História e Sociologia)
- Redação

  • 2º dia: duração de 5h

- 45 questões de Matemática e suas Tecnologias
- 45 questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Biologia, Química e Física)

Aplicação

O caderno da prova digital é personalizado e, em cada um dos dias, há quatro modelos (cores) para cada participante. Na prova digital, ao invés da frase que é usada na versão impressa, há uma chave de acesso.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Essa chave é fornecida pelo chefe de sala, e o participante tem acesso a ela na plataforma de prova. A chave é utilizada para iniciar, reiniciar e finalizar a prova.

Veja como é o sistema do Enem Digital:

 

Na lateral esquerda, os participantes têm acesso aos itens Participante (com dados pessoais), Instruções, Mapa de Questões, Rascunho, Pausar, Abandonar e outras funções internas que permitem sinalizar questões para voltar depois e responder ou analisar a resposta.

Para iniciar a prova o estudante deverá inserir sua chave de acesso, que também deverá ser usada para pausar a prova, caso o participante tenha a necessidade de ir ao banheiro. Porém, o tempo gasto não será acrescido ao final da prova. O horário de aplicação é fixo de 5h30 e 5h, em cada um dos dias. A chave também será usada para finalizar a prova.

Durante a aplicação também é possível, por meio do Mapa de Questões, visualizar as alternativas que já foram respondidas e as sinalizadas. Veja abaixo:

Na imagem acima é possível ver em azul as questões que já foram respondidas e a marcação amarela representa a sinalização. Essa sinalização, por exemplo, serve para o participante marcar questões que ainda não foram resolvidas ou que ele pretende voltar para revisar. No caso do item “Proposta da Redação”, os participantes terão acesso ao tema e às coletâneas, mas a redação deverá ser manuscrita na folha entregue ao participante.

Ao concluir a prova, o participante deve acessar a tela do Mapa de Questões e clicar no item “Finalizar Prova”. Ele terá acesso ao seu cartão de respostas onde deverá inserir a chave de acesso e, posteriormente, o responsável de sala também inserirá uma chave para confirmar o recebimento do exame. Quando o exame for entregue, a plataforma vai gerar uma Assinatura Eletrônica no Cartão-Resposta Digital, que deverá ser transcrita pelo participante na folha de rascunho.

Veja abaixo o tutorial completo do Enem Digital:

 

Mais: Confira as provas e gabaritos do Enem Digital

Nos computadores de realização das provas os participantes têm acesso apenas ao sistema de prova, ficando impossibilitados de acessar a internet ou outros documentos.

Locais de aplicação do Enem Digital

O Inep realiza a aplicação do Enem Digital em todos os estados e no Distrito Federal. No entanto, as provas digitais são aplicadas em menos cidades. No Enem 2020, por exemplo, foram em 110.

Os locais de prova são determinados pelo Inep e devem apresentar infraestrutura adequada para receber os computadores onde os exames são aplicados os exames.

Artigos Relacionados
Saiba como é composto o Enem e as características das provas objetivas e de redação.
Saiba o que o Inep exige do participante na realização das provas do Enem
A reaplicação do Enem 2020 começa nesta terça-feira, 23 de fevereiro, e segue até amanhã (24). Enem PPL também será realizado nestes dois dias.
O Enem Digital 2021 vai permitir a inscrição de 101.100 participantes, a mesma quantidade da edição anterior. Será aplicada apenas uma edição.
Entenda como o funciona a Teoria de Resposta ao Item (TRI), metodologia utilizada para calcular a nota do Enem. Saiba se é possível calcular a pontuação no Enem, como o sistema interpreta um chute e quais as notas máximas e mínimas do Enem.
  • Facebook Brasil Escola
  • Instagram Brasil Escola
  • Twitter Brasil Escola
  • Youtube Brasil Escola
  • RSS Brasil Escola
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES