O sistema educacional brasileiro atualmente é um dos mais ineficientes do mundo. Esse fracasso está diretamente relacionado a à evasao escolar, falta de estrutura e desvalorizaÇao dos profissionais. Recentemente, levantou-se discussões a cerca acerca de um pronunciamento do Ministro da EducaÇao Educação a respeito de uma proposta de mudanÇa no curriculo escolar.
No país a grade curricular atual está baseada na Lei de Diretrizes e Bases da EducaÇao (LDB), isto é, o aluno desde as primeiras séries é submetido à a várias matérias, de áreas distintas, distribuídas com o mesmo peso nas notas finais. Esse método já nasceu fadado ao desastre, pois é comprovado que as pessoas desenvolvem aptidões e aversões por determinadas áreas do conhecimento, (.) forÇá-los a produzir todas da mesma maneira, só ajuda a aumentar o desinteresse dos alunos.
Em um passado não muito distante, no ensino médio, os estudantes eram divididos por áreas de afinidade, como: Ciências Agrárias (CI), Ciências da Humanas (CH), Ciências Exatas (CE), dentre outras. Nesse estilo todos estudavam todas as matérias, no entanto o enfoque maior era na ciência em que estavam distribuídos. Dessa forma a individualidade de cada um era respeitada e seu potencial explorado ao máximo.
As propostas hoje apresentadas têm o intuito de integraÇão do ensino fundamental e médio, com introduÇão de matérias regionais. (,) Além da inserÇão de outras vinculadas a direitos civis, como: noÇões do Estatuto da CrianÇa e do Adolescente (ECA), e direito constitucional. O levantamento dessas discussões é extremamente relevante para a sociedade, pois mostra o interesse do governo em reformar seus pontos deficientes. Faz-se necessario necessária a continuidade de projetos como esses. (,) (além da) AssociaÇão do Ministério P[ublico com a mídia para promoÇões de campanhas contra a evasão escolar e incentivo ao estudo.
Comentários do corretor
* Educação
Atenção à acentuação e à pontuação.
O texto aborda o tema proposto de forma clara e objetiva, mas é possível desenvolver uma argumentação mais crítica e abrangente sobre o assunto.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 8 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |