Seja em tempos passados ou presentes, a escola se constitui como um meio indispensável para promover um fim social. Entre a educação espartana, restrita e voltada para a guerra na Idade Antiga, (;) e o modelo atual, é perceptível que, mesmo em épocas diferentes, ambas têm a função do ensino. Esse, atualmente, tem base no currículo escolar, que indica o que deve ser estudado nas demais séries. No entanto, mudanças são almejadas no que tange às disciplinas, o que cabe, portanto, avaliar.
Em uma primeira análise, é indiscutível afirmar a importância da escola no processo ensino-aprendizado. Desse modo, promover e ampliar uma visão para os jovens acerca da sociedade deve ser efetivo, já que não basta enfatizar disciplinas específicas, como as naturais, ou dar atenção às que retratam o passado histórico se não é retratada a base da convivência social, a qual promove melhorias nas relações humanas, ainda mais entre os jovens, vítimas constantemente expostas à alienação e coerção social.
Nesse contexto, a famosa frase de Nelson Mandela, “a educação é a arma mais poderosa para mudar o mundo”, encontra embasamento e persistência no âmbito escolar quando há foco em disciplinas que não sejam abordadas de forma superficial e que causem no aluno desânimo ou falta de interesse. Assim, é viável incluir no currículo escolar áreas que retratem o que o jovem vive, ou seja, ao que ele é exposto. Desse modo, aulas de ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), que poderiam prover o conhecimento dos direitos dos jovens, por exemplo, e de cultura, capaz de delinear entendimento e diminuição do preconceito e exclusão cultural, devem ser acrescentadas.
Torna-se evidente, portanto, que o currículo escolar pode passar por mudanças que levem a melhorias da visão do jovem. Assim, cabe ao Ministério da Educação e à Câmara dos Deputados revisar a relação entre jovem e sociedade, propondo aos estudantes disciplinas que promovam não só a absorção da teoria, mas a aplicação prática do aprendizado na realidade. Cabe também aos alunos interagir e procurar dar atenção e entender o que é ensinado. Só assim, a afirmação de Mandela será, certamente, efetiva.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação.
Bom texto. Aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, crítica e bem desenvolvida.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 9 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |