É fundamental a presença de um bom currículo escolar na vida dos alunos, pois, o curriculo escolar ele deve contribuir para a formação da identidade dos alunos mesmos**. Mas oque tem causado muitas discussões é qual seria a melhor forma de um curriculo escolar.
Convém lembrar que em setembro de 1969 foi decretada a lei de que tornava obrigatória as materias OSPB - Organização Social Política e Brasileira - e Educação Moral e Cívica, que ensinavama a como ser um bom patriota e quais eram seus respectivos deveres.
Em contrapartida em 2008 foi decretada a lei que tornava obrigatória as matérias Sociologia e Biologia Filosofia (,) que ensinam o aluno à a ser uma pessoa crítica, que acaba sendo parcialmente oc contrário das matérias OSPB e Educação Moral e Cívica.***
No currículo escolar constam doze matérias obrigatórias, que é o motivo de debates, pois, críticos afirmam que o sistema educacional atual não conseguiria dar conta de ensinar todas essas matérias e que a educação recentemente não está muito satisfatória, ainda assim o Deputado Romário quer implantar no currículo escolar as aulas de Direito Constitucional.
Portanto , é necessário que para a solução desses problemas teriam que ser sejam implantadas atividades extracurriculares nas escolas, pois assim o sistema conseguiria atingir a todas as matérias propostas.
Comentários do corretor
* Não se usa ponto final em título e o "está" nesse caso deve ser acentuado.
** Evite repetir termos em um curto intervalo no texto. Use pronomes relativos e/ou sinônimos.
*** Ser uma pessoa crítica é o contrário de ser patriota e ser um bom cidadão? Por que? Desenvolva melhor esta parte da argumentação.
Atenção à grafia correta das palavras, à acentuação, ao uso devido de letras maiúsculas, à pontuação e à concordância verbal.
O texto aborda o tema proposto, porém de forma superficial, sem o desenvolvimento de uma análise crítica sobre o assunto.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 0.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 6 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |