Reformar é preciso - Banco de redações


Reforma no currículo escolar

Enviada em: 09/03/2015

Status:

Corrigida
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          Em mais um início de ano letivo voltamos a escutar sobre a reformulação do currículo escolar dos ensinos fundamental e médio. Em outras décadas já acompanhamos a inclusão e exclusão de matérias como Educação Moral e Cívica(,) que ocorreu na época da ditadura militar e que nos anos seguintes teria seus temas abordados na disciplina de história, (.) as últimas novidades são as disciplinas de filosofia e sociologia(,) já cobradas no Exame Nacional do Ensino Médio. Na atualidade dezenas de projetos tramitam na Câmara dos Deputados com sugestões de novas disciplinas. Será que os estudantes brasileiros teriam maior destaque acadêmico se pudessem escolher o que estudar? Um novo currículo resolveria o problema atual da educação?

           De acordo com o novo ministro da Educação Cid Gomes(,) está previsto prevista para um prazo de dois anos a implantação de um novo currículo para (a) educação básica. Além de tornar a escola mais dinâmica e atrativa ao aluno que atualmente está preocupado com mercado de trabalho e com conhecimentos básicos para enfrentar os desafios que a vida adulta requer. (,)O novo ministro propõe ainda uma avaliação periódica para os mestres, pois destaca que é de fundamental importância a qualificação profissional de nossos professores e garante que haverá uma maior valorização de seu trabalho.

           Segundo especialistas é preciso a expansão e expandir  a reforma do ensino técnico e a flexibilização da grade curricular para contornar o fracasso do ensino existente. Pois hoje em dia temos um ensino médio monótono, que treina alunos para os vestibulares, e não para a vida adulta, o que deixa alunos despreparados e expostos a um mundo cada vez mais competitivo e exigente. É preciso maior investimento em cursos profissionalizantes, de acordo com pesquisas recentes são estes que garantem maior empregabilidade aos alunos recém formados. Segundo educadores(,) só criar leis para implantação de novas disciplinas não garante o aprendizado do acadêmico na sua totalidade(,) é preciso analisar a educação com suas problemáticas sócio econômico e cultural econômicas e culturais.

         A reformulação da educação brasileira é necessária em caráter de urgência, pois o modelo atual se tornou monótono e está afastando nossos alunos das salas de aulas. Se pudessem escolher optariam por disciplinas que garantiriam um conhecimento para o futuro e não o que temos atualmente(,) apenas decorebas para serem usadas nos vestibulares. E É preciso um maior investimento em escolas técnicas, pois elas são de fundamental importância para os alunos treinarem suas aptidões e escolherem de forma consciente o que querem para seu futuro profissional.

Comentários do corretor


Atenção à pontuação e à concordância de gênero (masculino e feminino) e de número (singular e plural).

Bom texto, aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, crítica e bem desenvolvida.

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 2.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 2.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 8


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente