O espaço que se vive é alterado todos os dias. Os valores, os costumes e a cultura estão em constante mudança, conforme avança a sociedade. É necessário necessária uma reforma profunda na educação que acompanhe o ritmo social. Para compreender essa necessidade, é necessário não apenas identificar o atraso causado pelos modelos atuais, mas também entender a necessidade de uma escola que, mais do que ensine, eduque.
O modelo utilizado pela escola atualmente é antiquado. Os valores, sonhos e ambições dos alunos que hoje frequentam o âmbito escolar não são os mesmos dos alunos que o frequentavam anos atrás, e é um absurdo que a escola ainda não tenha se adaptado. O aluno, ao ingressar na educação formal, deveria ser ensinado a fazer o seu próprio caminho, seguir seus sonhos, alcançar suas próprias metas. É um dever da escola providenciar a autonomia em cada estudante; deixar de cumpri-lo é atrasar a sociedade como um todo.
Deveria-se, também, implantar um programa de cidadania nas instituições de ensino. A consciência política de cada indivíduo representa uma das características mais importantes de uma sociedade justa. Um currículo escolar que promovesse a consciência dos direitos e deveres de cada cidadão, e o papel que cada um representa no mundo atual (,) causaria grandes impactos sociais. Uma escola humanista e humanizada é necessária na criação de uma realidade melhor.
A reforma no currículo escolar é uma medida necessária e deve acompanhar a realidade vivida por cada sociedade. Programas de incentivo à cultura, de valorização de profissões alternativas e de consciência política precisam ser implantados desde a educação primária. Um modelo escolar forte e que atenda as necessidades de cada povo é a melhor base para se erguer uma nação.
Comentários do corretor
* Não se usa ponto final em título.
Atenção à concordância de gênero (masculino e feminino) e à pontuação.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva e coerente. No entanto, é possível desenvolver um raciocínio mais crítico e abrangente sobre o tema.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 8 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |