Whatsapp
Em 06/03/2018 16h15 , atualizado em 03/08/2020 19h25

Como usar o Enem no FIES

Enem

Saiba como usar a nota do Enem para financiar até 100% do curso superior pelo Fies Por Lorraine Vilela Campos
Com o Fies é possível usar a nota do Enem para financiar o seu curso
Com o Fies é possível usar a nota do Enem para financiar o seu curso
PUBLICIDADE

Já pensou em financiar até 100% do seu curso usando as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)? Saiba que isso é possível com o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), programa do Governo Federal que utiliza a pontuação do Enem como um dos critérios de seleção.

Veja também: como usar o Fies e o ProUni juntos

O Fies financia entre 50% e 100% da mensalidade do estudante que fizer o Enem e atender as exigências do Ministério da Educação (MEC). Como o Enem também é requisito para concessão de bolsas de estudos (50% ou 100%) no Programa Universidade Para Todos (ProUni), bolsistas parciais também podem conseguir o financiamento pelo Fies.

Vagas do Fies

A quantidade de vagas do Fies é variável e depende de fatores como demanda e sustentabilidade do programa (capacidade de manutenção). Em 2020, por exemplo, o financiamento terá 100 mil vagas, número que será reduzido para 54 mil em 2020 e 2021.  

Regras do Fies

Se você deseja usar o Enem para financiar seu curso, terá que escolher uma das edições a partir de 2010. Caso tenha feito a prova em mais de um ano, escolha o seu melhor desempenho. O candidato precisa ter média de 450 pontos nas provas do Enem e nota acima de zero na redação do exame. 

Além da participação no Enem, o candidato deve atender aos critérios de renda para participar. O Fies é para quem tem renda familiar mensal máxima de três salários mínimos por pessoa

Inscrição no Fies

O MEC abre as inscrições do Fies duas vezes ao ano, geralmente em fevereiro e julho. O cadastro é aberto após as divulgações dos resultados do Enem, do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) e do ProUni, nesta ordem. 

Quem pretende usar o Enem para o Fies deve ter seus dados cadastrais atualizados. É importante saber sua senha de acesso às notas do Enem, já que ela será utilizada para acesso à inscrição do Fies. Seu CPF também tem que estar atualizado porque o MEC utiliza o número do Cadastro de Pessoa Física no Fies Seleção, site do Financiamento Estudantil. 

Saiba como recuperar a senha do Enem

Você pode calcular a sua média do Enem para saber se ela alcança os 450 pontos necessários para se inscrever no Fies. No entanto, o próprio sistema do Fies Seleção tem acesso às suas notas e já faz o cálculo automático da média. 

Calcule sua média no Enem

Ter noção da renda é fundamental para saber se tem direito às vagas oferecidas no Fies e em qual modalidade pode se inscrever. Para saber sua renda familiar per capita, some os rendimentos de todas pessoas que moram com você e divida pelo número de integrantes da residência. 

Quem for estudante sem renda ou pessoa desempregada basta colocar R$ 0,00 como renda própria, valor que será somado ao restante da família para determinar a renda total. Guardar comprovantes de pagamento (também vale para benefícios sociais do Governo, aposentadoria e bolsas de pesquisa) e ter os dados bancários atualizados são medidas importantes caso o banco solicite a comprovação de renda. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Como saber se fui aprovado no Fies?

O Fies tem uma chamada regular e uma convocação da lista de espera. Após conferir o resultado, os procedimentos são os seguintes:

  • 1º fase: o pré-selecionado no Fies deve completar as informações no site oficial.
  • 2ª fase: depois de completar as informações, todos os pré-selecionados terão que procurar Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição de ensino na qual a vaga é oferecida para análise da documentação, dentro do prazo de cinco dias. 
  • 3ª fase: após validar a documentação pela CPSA, o selecionado tem 10 dias (após o 3º dia da validação) para procurar o banco parceiro do Fies para o fechamento do contrato. 

Mudança no Fies a partir de 2021

O Fies continuará com o uso do Enem, mas a pontuação mínima exigida para a redação será de 400 pontos. Até o segundo semestre de 2020 só será preciso que o candidato não tenha zero a produção textual (além da média geral de 450 nas provas), mas a mudança ocorrerá a partir do Fies 2021/1.

Ficou com alguma dúvida? Consulte o artigo completo do Vestibular Brasil Escola sobre o Fies

Assista às nossas videoaulas
Artigos Relacionados
Você pretende financiar sua faculdade pelo Fies, mas ainda tem dúvidas? Esse FAQ esclarece as perguntas mais frequentes.
Ministério da Educação anunciou as mudanças do Programa de Financiamento Estudantil (FIES) que serão implantadas a partir de 2018.
O MEC abriu as inscrições para o Fies 2017/2, ao todo são oferecidas 75 mil vagas para o financiamento de cursos superiores.
Foi liberado nesta segunda-feira, 13/2, o resultado da pré-seleção na chamada única e a lista de espera do Processo Seletivo 2017/1 do Fies.
Os dois benefícios só poderão ser utilizados nos casos de bolsa parcial para o mesmo curso e instituição.
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES