Já pensou em financiar até 100% do seu curso usando as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)? Saiba que isso é possível com o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), programa do Governo Federal que utiliza a pontuação do Enem como um dos critérios de seleção.
Veja também: como usar o Fies e o ProUni juntos
O Fies financia entre 50% e 100% da mensalidade do estudante que fizer o Enem e atender as exigências do Ministério da Educação (MEC). Como o Enem também é requisito para concessão de bolsas de estudos (50% ou 100%) no Programa Universidade Para Todos (ProUni), bolsistas parciais também podem conseguir o financiamento pelo Fies.
A quantidade de vagas do Fies é variável e depende de fatores como demanda e sustentabilidade do programa (capacidade de manutenção). Em 2020, por exemplo, o financiamento terá 100 mil vagas, número que será reduzido para 54 mil em 2020 e 2021.
Se você deseja usar o Enem para financiar seu curso, terá que escolher uma das edições a partir de 2010. Caso tenha feito a prova em mais de um ano, escolha o seu melhor desempenho. O candidato precisa ter média de 450 pontos nas provas do Enem e nota acima de zero na redação do exame.
Além da participação no Enem, o candidato deve atender aos critérios de renda para participar. O Fies é para quem tem renda familiar mensal máxima de três salários mínimos por pessoa.
O MEC abre as inscrições do Fies duas vezes ao ano, geralmente em fevereiro e julho. O cadastro é aberto após as divulgações dos resultados do Enem, do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) e do ProUni, nesta ordem.
Quem pretende usar o Enem para o Fies deve ter seus dados cadastrais atualizados. É importante saber sua senha de acesso às notas do Enem, já que ela será utilizada para acesso à inscrição do Fies. Seu CPF também tem que estar atualizado porque o MEC utiliza o número do Cadastro de Pessoa Física no Fies Seleção, site do Financiamento Estudantil.
Saiba como recuperar a senha do Enem
Você pode calcular a sua média do Enem para saber se ela alcança os 450 pontos necessários para se inscrever no Fies. No entanto, o próprio sistema do Fies Seleção tem acesso às suas notas e já faz o cálculo automático da média.
Ter noção da renda é fundamental para saber se tem direito às vagas oferecidas no Fies e em qual modalidade pode se inscrever. Para saber sua renda familiar per capita, some os rendimentos de todas pessoas que moram com você e divida pelo número de integrantes da residência.
Quem for estudante sem renda ou pessoa desempregada basta colocar R$ 0,00 como renda própria, valor que será somado ao restante da família para determinar a renda total. Guardar comprovantes de pagamento (também vale para benefícios sociais do Governo, aposentadoria e bolsas de pesquisa) e ter os dados bancários atualizados são medidas importantes caso o banco solicite a comprovação de renda.
O Fies tem uma chamada regular e uma convocação da lista de espera. Após conferir o resultado, os procedimentos são os seguintes:
O Fies continuará com o uso do Enem, mas a pontuação mínima exigida para a redação será de 400 pontos. Até o segundo semestre de 2020 só será preciso que o candidato não tenha zero a produção textual (além da média geral de 450 nas provas), mas a mudança ocorrerá a partir do Fies 2021/1.
Ficou com alguma dúvida? Consulte o artigo completo do Vestibular Brasil Escola sobre o Fies.