O currículo escolar atual atende a necessidade na da formação dos alunos do ensino fundamental e médio. Isto porque diante da situação caótica no ensino do nosso país, eles têm acesso às principais disciplinas que contribuirão com sua formação. Além disso, porque o resultado satisfatório na educação está centrado na participação dos pais. Ainda, o invés de se preocupar em reformular o currículo, deve-se desenvolver mecanismos para que não haja influência política no ambiente escolar.
A desestrutura no ensino atual, torna-se conveniente que não sejam incluídas novas disciplinas escolares, porque tal mudança somente tornaria o ensino mais deficiente, uma vez que nem as matérias tradicionais são passadas de uma forma satisfatória. Assim sendo, o mais importante é trabalhar melhor as disciplinas que os alunos necessitarão no cotidiano, como a Matemática e a Língua Portuguesa, entre outras que são necessárias nos concursos e vestibulares. Não adianta incluir na grade curricular uma matéria como Direito Constitucional se muitos alunos ainda têm muita deficiência com as principais disciplinas.
Ainda, não se deve atribuir o sucesso da educação somente ao currículo escolar. O mai s mais importante na formação dos alunos é a participação efetiva dos pais em sua educação, (.) por exemplo, há escolas que realizam muito bem está integração com o título “ Domingo da Família”, ocasião em que pais e alunos passam o domingo na escola com atrações recreativas. Dessa maneira, colhem-se frutos tanto no aspecto intelectual, no quesito de conhecimento das disciplinas, uma vez que os pais são sempre exemplos na vida dos filhos; como também no aspecto disciplinar no ambiente escolar.
Além disso, uma mudança quanto aos critérios de admissão de diretores e professores seria uma postura mais benéfica do que uma alteração no currículo escolar. Isso analisando que há alguns profissionais que ocupam cargos por indicação política e não pelo quesito de competência. Esse quesito pode fazer toda a diferença para os alunos poderem ter o melhor aproveitamento das disciplinas que são administradas atualmente.
Não há necessidade de reformar o currículo escolar. Precisa-se de desenvolver melhor as principais matérias que serão utilizadas no dia-a-dia; como também a participação dos pais na vida escolar e não permitir a influência política nas instituições escolares. Assim, teremos uma educação de melhor qualidade.
Comentários do corretor
Atenção ao uso de preposições, à grafia correta das palavras e à coesão nas frases.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente e crítica.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |